Instituto Butantan oferece testagem gratuita de Covid-19 em São Paulo

Para ampliar a testagem diagnóstica de Covid-19 em São Paulo, o Instituto Butantan promove até o dia 10 de agosto um drive-thru de testes PCR gratuitos no estacionamento do Shopping SP Market, localizado na Zona Sul da capital paulista.

Até quarta-feira (5), serão distribuídas 200 senhas por dia. A partir dessa data, o instituto vai realizar 400 testes diários. Para se ter ideia, na tarde da última sexta-feira (31), a fila para os exames gratuitos chegou a ter quatro horas de duração.

Apenas carros de passeio são permitidos no drive-thru, que funciona das 8h às 17h. Ao retirarem sua senha para atendimento, os participantes preenchem um formulário para então ter amostras das narinas e garganta coletadas por uma equipe de técnicos do Butantan. Após a coleta e análise do material no laboratório do próprio instituto, os resultados são enviados em até 72 horas por e-mail.

Reprodução

(Resultado do teste é enviado por e-mail após 72 horas do exame. Foto: Getty Images)

A ação é um piloto e voltada a pessoas assintomáticas para detectar a presença do vírus, ou seja, o exame irá verificar se a pessoa está com infecção em fase aguda. Segundo o diretor do instituto, Dimas Covas, o drive-thru de testes deve chegar a outras regiões da cidade, mas as datas e os locais ainda não estão definidos.

Exame molecular a preço acessível

Um exame molecular que permite processar, por dia, centenas de milhares de testes que detectam a Covid-19 a preço acessível (cerca de R$ 95) foi desenvolvido pelo laboratório brasileiro Mendelics, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.

O teste identifica o material genético do agente causador da doença a partir da saliva do paciente. A estimativa é que sejam processados diariamente cerca de 110 mil amostras pela Mendelics.

Neste momento, está em curso um projeto-piloto com 50 mil pessoas. Após essa etapa, Mendelics e HSL se comprometeram a publicar os protocolos, permitindo que outros laboratórios se unam aos esforços para que o número de testes possa chegar a centenas de milhares por dia.

Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/instituto-butantan-oferece-testagem-gratuita-de-covid-19-em-sao-paulo/104487