Google pede à Samsung para criar chip que detecta movimentos corporais

Os investimentos da Samsung no setor de fundição – fabricação de chips por contrato – vão a todo vapor. Recentemente, a empresa firmou contrato com o Google para desenvolver um chip que rastreia os movimentos do corpo.

O uso exato do novo chip não é totalmente claro, mas considerando as capacidades do sistema operacional Wear OS e a compra da Fitbit pelo Google, parece mais provável que ele seja destinado a dispositivos vestíveis.

Pelos termos do contrato, que não teve seu valor revelado, a Samsung será responsável pelo design e produção do chip para o Google. Normalmente, uma fundição de chips produz apenas um chip que já foi projetado, mas o esforço extra da Samsung pode ser uma estratégia para acirrar ainda mais a concorrência com a TSMC.

Além do Google, a Samsung também assinou contrato para fabricar o chip de última geração da Cisco para seus equipamentos de rede.

Reprodução

(Samsung firmou contrato com o Google e a Cisco para a produção de chips. Foto:Shuttersock)

Produção em massa

Em seu mais recente relatório de resultados financeiros, divulgado no fim de julho, a Samsung anunciou que já iniciou a produção em massa de chips com processo de 5 nanômetros, e agora desenvolve circuitos de 4 nanômetros.

Atualmente, a maioria dos celulares de última geração funcionam com circuitos de 7 nm. Isso já é bem pequeno (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro). Com esse tamanho, cabem 96 milhões de transistores em cada milímetro quadrado de chip.

Com os novos processos de 5 nm, esse número sobe para cerca de 173 milhões por mm², o que melhora o desempenho do processador em 15%. Isso porque a peça é o “cérebro” dos dispositivos, e o que a tecnologia faz é incrementar cada vez mais o número de “neurônios” dentro dele.

A primeira linha de processadores da Samsung a contar com processo de 5 nm será a Exynos 992. Ela fará sua estreia no Galaxy Note 20, que tem lançamento previsto para o segundo semestre.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-pede-a-samsung-para-criar-chip-que-detecta-movimentos-corporais/104616