Dispositivo portátil purifica o ar para prática de exercício ao ar livre

Uma empresa localizada em Los Angeles criou uma solução criativa para quem gosta de fazer exercícios ao ar livre, mas se preocupa com os níveis de poluição atmosférica aos quais se submete. O Iwind é um purificador de ar portátil que, conectado a um tubo, direciona ar filtrado para o nariz.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que nove a cada dez pessoas em todo o mundo respiram ar poluído, o que resulta em cerca de 50 mil mortes por ano. O ideal seria que a quantidade de partículas poluentes presentes na atmosfera fosse drasticamente reduzida. Como isso está longe de acontecer, o dispositivo é descrito como uma alternativa para diminuir o risco de danos à saúde em ambientes urbanos.

Conheça o Iwind

De acordo com os desenvolvedores, o Iwind é capaz de filtrar 99% das partículas provenientes de indústrias, escapamento de carro e fumaça de cigarro, além de poeira e alergênicos. O aparelho pode ser acoplado a capacetes, mochilas e jaquetas, e funciona aspirando o ar poluído e purificando-o.

O protótipo está sendo desenvolvido desde 2018, e já passou por diversas alterações. “Foram dezenas de tentativas antes de finalmente chegarmos ao Iwind. O trabalho do projeto durou quase um ano e meio”, afirmam os desenvolvedores. Eles explicam que foram feitos centenas de testes para otimizá-lo o máximo possível.

O dispositivo funciona a base de bateria e é produzido a partir de plástico reciclado. Ele contém um refrigerador, um filtro, um botão controlador e um duto de ar flexível. Caso prefira, o usuário pode acoplar uma máscara ao duto para incrementar a proteção. Quanto ao refrigerador, sua função é esquentar o ar filtrado em dias frios (entretanto, os desenvolvedores alertam que isso diminui a capacidade da bateria).

mask-iwind.jpg

(Máscara opcional feita para ser acoplada ao duto de ar do dispositivo. Imagem: Reprodução/página do produto no Kickstarter)

Em relação ao design, os desenvolvedores afirmam que tentaram fazer a aparência do Iwind “tão natural e minimalista quanto possível”. O dispositivo conta ainda com uma luz de LED para aumentar a segurança no uso noturno.

Por enquanto, o Iwind arrecada fundos para sua produção no site de financiamento coletivo Kickstarter. É válido destacar que a página do produto na plataforma não informa se ele foi testado por agências reguladoras que comprovassem sua eficácia.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/dispositivo-portatil-purifica-o-ar-para-pratica-de-exercicio-ao-ar-livre/104274

Deixe seu comentário