Mudança automática de faixa está a caminho dos veículos Tesla

Elon Musk costuma usar o Twitter para anunciar novidades das suas empresas, e ele mais uma vez fez da rede social palco para uma divulgação: em alguns meses, donos de veículos Tesla vão ganhar a funcionalidade de “mudança automática de faixa em ruas da cidade”.

O recurso está um pouco atrasado. Ele é o último do completo de direção automática da Tesla, prometido originalmente para o fim de 2019.

Nesta segunda-feira (20), Musk revelou que a disponibilização da ferramenta está próxima. “Dentro de alguns meses em lançamento para produção. Já disponível em versão alfa”, escreveu o bilionário no Twitter, ao responder um questionamento de um seguidor.

Os desafios

O recurso de mudança automática de faixa vai expandir para ruas da cidade uma funcionalidade já disponível em estradas. Mas é muito mais difícil ensinar uma máquina a alterar a faixa nas ruas congestionadas de uma grande metrópole do que em autoestradas que conectam diferentes cidades ou estados.

Nas cidades, além de considerar outros veículos, os sistemas automatizados precisam lidar com potenciais pedestres, ciclistas e motociclistas. Não que em estradas as pistas sejam apenas dos carros, mas em cidades elas costumam ser compartilhadas com muitos modais diferentes do que em rodovias.

Semáforos, faixas de pedestres, cruzamentos e ciclovias, por exemplo, não são tão comuns em estradas quanto em ruas de cidades.

A Tesla aposta em um sistema refinado de inteligência artificial para guiar veículos mesmo em cidades movimentadas. No começo de julho, Elon Musk participou da Conferência Mundial de Inteligência Artificial via webcam e disse que faltavam alguns “pequenos ajustes” para a disponibilização do recurso.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/mudanca-automatica-de-faixa-esta-a-caminho-dos-veiculos-tesla/103798