‘Kombi’ elétrica eBussy pode ser configurada de 10 formas diferentes

A empresa alemã Electric Brands, fabricante de veículos elétricos, está anunciando um utilitário elétrico chamado eBussy que tem como destaque a modularidade: um único chassis pode ser configurado com 10 carrocerias diferentes, adaptando-o para os mais variados usos.

O chassis está disponível em duas configurações: off-road e cidade. Sobre ele podem ser instaladas carrocerias que irão transformar o eBussy em uma van, veículo urbano de carga (VUC), picape ou até mesmo um “motor home” com direito a TV, refrigerador, banheiro e pia.

Reprodução

Em vez de um motor único, o eBussy tem um motor elétrico em cada roda, que juntos tem potência de 20 hp. Mas como cada motor controla diretamente uma roda, a capacidade de torque é imensa: 1.000 nm (newtons por metro), equivalente ao de um supercarro esportivo.

O eBussy pesa de 450 a 600 Kg (sem baterias), dependendo da configuração escolhida, mas sua capacidade de carga é de uma tonelada. A bateria padrão tem capacidade de 10 kWh e autonomia de 200 km. Também há a opção de uma bateria estendida, com capacidade de 30 kWh e autonomia de 600 km.

O sistema de direção é “drive by wire”: ou seja, o volante não está ligado a uma coluna de direção. Em vez disso, ele manda sinais elétricos para os motores, que se encarregam de virar as rodas. Uma vantagem desta abordagem é que o volante, alavancas e pedais podem ser posicionados livremente, seja à esquerda (como aqui no Brasil), à direita (como na Inglaterra e Japão) ou mesmo no centro do painel.

Segundo a Electric Brands, o eBussy vai entrar à venda na Europa no início de 2021. Preços variam de acordo com a configuração, começando em €15.800 (cerca de R$ 95 mil) pelo modelo básico.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/-kombi-eletrica-ebussy-pode-ser-configurada-de-10-formas-diferentes/104289

Deixe seu comentário