Xbox Series X: jogos antigos terão HDR e o dobro da taxa de quadros

O Xbox Series X terá suporte HDR automático para os jogos das gerações anteriores do console, de acordo com a Microsoft. A empresa planeja ainda melhorar a taxa de quadros de alguns títulos, de 30fps a 60fps ou de 60fps a 120fps.

“Jogos retro compatíveis rodarão nativamente no hardware do Xbox Series X, usando toda a potência da CPU, GPU e SSD. Sem ‘modo boost’, sem ‘downclocking'”, explica o diretor de gerenciamento de programas do Xbox Series X, Jason Ronald. “Isso significa que todos os títulos são executados com o desempenho máximo para o qual foram originalmente projetados, e muitas vezes com desempenho ainda maior do o visto em sua plataforma de lançamento original”, completa.

O console contará com uma nova técnica de reconstrução HDR, que permite à plataforma adicionar automaticamente suporte HDR aos jogos. “Como essa técnica é tratada pela própria plataforma, ela permite ativar o HDR com impacto zero no desempenho do jogo. A técnica também pode ser aplicada aos jogos do Xbox 360 e aos títulos do Xbox original, desenvolvidos há quase 20 anos”.

A sigla HDR significa “High Dynamic Range”, algo que pode ser traduzido para “grande alcance dinâmico”. Ela não se refere a quantos pixels aquele display é capaz de mostrar ao mesmo tempo, mas sim a quantas cores cada pixel pode assumir. E, dependendo de alguns fatores como o tamanho da tela, essa tecnologia melhora sua experiência muito mais do que aumentar a resolução.

“A equipe de compatibilidade inventou novas técnicas que permitem que os jogos sejam executados em resoluções e qualidade de imagem mais altas, respeitando a intenção artística e a visão dos criadores originais”, garante Ronald. “Também estamos incluindo a capacidade de dobrar a taxa de quadros de um conjunto selecionado de games”, completa.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/xbox-series-x-jogos-antigos-terao-hdr-e-o-dobro-da-taxa-de-quadros/101388