Empresa sul-coreana testará em humanos tratamento contra a Covid-19

A empresa biofarmacêutica sul-coreana Celltrion anunciou nesta segunda-feira (1º) que no fim de julho pretende iniciar os ensaios clínicos em humanos do seu tratamento experimental para a Covid-19. Nos testes em animais, o medicamento teria demonstrado uma redução de até 100 vezes a carga viral da doença.

O estudo foi conduzido inicialmente com furões e será expandido para hamsters, camundongos e macacos antes dos ensaios clínicos, afirmou a Celltrion em comunicado. O tratamento mostrou melhora na recuperação de coriza, tosse e dores no corpo após o primeiro dia e eliminação da inflamação pulmonar em seis dias.

“A Celltrion tem capacidade de lançar a produção em massa do tratamento terapêutico com anticorpos assim que estiver pronto”, afirmou o chefe da unidade de P&D da companhia, Ki-Sung Kwon. O estudo pré-clínico foi conduzido em colaboração com universidades sul-coreanas, em especial a Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Chungbuk.

A base da pesquisa veio de uma experiência anterior com o desenvolvimento de um tratamento para outro coronavírus, o causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) e com anticorpos da influenza.

Em abril, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, prometeu US$ 171 milhões em financiamento para o desenvolvimento de medicamentos contra a Covid-19. O país quer tentar, no tratamento, repetir seu sucesso na aplicação de kits de testes para diagnóstico da doença.

Outras empresas farmacêuticas sul-coreanas, como SK Bioscience e Green Cross Corp, estão no estágio inicial do desenvolvimento da vacina contra o coronavírus. A SK Bioscience recebeu no mês passado US$ 3,6 milhões em financiamento da Fundação Bill & Melinda Gates para desenvolver uma vacina para a Covid-19.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/empresa-sul-coreana-testara-tratamento-contra-a-covid-19-em-humanos/101521