Como usar a função de pagamentos do WhatsApp

O WhatsApp acaba sendo a opção número um para muitas pessoas entrarem em contatos com seus amigos, familiares e até mesmo com colegas de trabalho. Por sua vez, o WhatsApp sempre está sendo atualizado para ganhar novos recursos, como o de pagamentos, que está em fase de testes no Brasil.

O recurso, como o próprio nome já sugere, se trata de uma forma fácil de você receber ou enviar dinheiro para seus contatos usando o famoso aplicativo de mensagens. A seguir, veja como realizar pagamentos com o WhatsApp.

Importante

O recurso de pagamentos do WhatsApp só foi visto funcionando na versão Beta do aplicativo até o momento da publicação desta matéria, que é destinada para testes e pode apresentar erros. Ainda assim, vale notar, a função está sendo liberada de forma gradual e pode não estar aparecendo para todos os usuários. Caso você queira utilizar esta versão, confira este tutorial do Olhar Digital de como instalar o WhatsApp Beta.

Cartões compatíveis com o pagamento do WhatsApp

Ao menos para este primeiro momento, o Facebook Pay, o serviço utilizado para realizar os pagamentos no WhatsApp, ainda não é compatível com cartões de qualquer banco. Assim, apenas os cartões de crédito ou débito emitidos pelo Banco do Brasil (Visa), Nubank (Mastercard) e Sicredi (Mastercard e Visa) funcionam com o WhatsApp Pay. A empresa já informou que facilitará a entrada de novos parceiros no futuro.

Além dessa limitação, vale lembrar, os usuários possuem um limite para enviar até R$ 1.000,00 por transação e podem receber até 20 pagamentos por dia tendo um limite de R$ 5.000,00 por mês. As pessoas físicas não pagam qualquer taxa pelas transações, entretanto, as empresas são taxadas.

Como fazer pagamentos com o WhatsApp

O processo para realizar o pagamento com o WhatsApp acaba sendo bem simples, mas você precisa realizar um pequeno cadastro para que tudo funcione. Veja o passo a passo:

1. Verifique se o WhatsApp beta está atualizado para a última versão disponível;

2. Abra o WhatsApp normalmente e selecione o contato desejado;

3. Já na tela de conversa, toque no ícone representado por um “clips” e vá em “Pagamento”;

Reprodução

4. Defina o valor desejado para a transferência e toque na “seta” indicando para a direita. Caso deseje, você também pode adicionar um recado;

Reprodução

5. Caso esta seja a sua primeira vez usando o Facebook Pay ou os “Pagamentos” do WhatsApp, você terá que fazer um pequeno cadastro. O processo envolve definir um código PIN, informar nome, CPF e dados do cartão;

6. Na mensagem que surge, toque em “Começar” e defina um código “Pin” para poder utilizar o Facebook Pay;

7. Finalize a transação fazendo a autenticação com um código ou biometria.

Após ter realizado este processo, o contato selecionado receberá uma mensagem de que tem um pagamento disponível e precisará tocar em “Aceitar pagamento” para que a transação seja efetuada. Aqui, vale lembrar, a pessoa que receberá o pagamento também deve ser cliente de um dos bancos mencionados anteriormente nesta matéria e ter o WhatsApp Pay devidamente configurado com ao menos um cartão de débito cadastrado.

Além do caminho visto no passo a passo acima a partir da própria tela de conversa, a função de pagamentos também pode ser acessada a partir da tela inicial do serviço, sendo que ali também pode ser visto até mesmo um histórico de transações feitas com o serviço.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como realizar pagamentos pelo celular utilizando o WhatsApp.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-usar-a-funcao-de-pagamentos-do-whatsapp/102507