Cientistas controlam Tetris com dispositivo eletrônico respirável

Cientistas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, desenvolveram um material eletrônico elástico e ultrafino, que é respirável e permeável a gases. Os pesquisadores acreditam que o dispositivo pode ser utilizado para tecnologias biomédicas e em wearables, como smartwatches.

Para testar o material, os cientistas criaram uma manga protótipo, semelhante à das roupas, e controlaram um jogo de Tetris. Confira:

A técnica utilizada no desenvolvimento do material se chama “método de figura respirável”, que consiste em um filme de polímero elástico com furos uniformemente distribuídos, revestido de nanofios de prata.

“O método que usamos para criar o material também é importante porque é um processo simples e fácil de expandir”, afirmou Yong Zhu, coautor de um artigo sobre a pesquisa e professor de engenharia mecânica e aeroespacial.

Wearables respiráveis

Os wearables respiráveis devem ser mais confortáveis e menos propensos à irritações que os modelos comuns do mercado, justamente por permitirem que o suor evapore e não fique em contato com a pele.

Além disso, a equipe espera que o material possa ser utilizado na criação de eletrodos montáveis na pele para viabilizar novas aplicações de eletrocardiografia (ECG) e eletromiografia (EMG), ambos processos de exames clínicos.

“Se queremos desenvolver sensores ou interfaces de usuário que possam ser usados por um período significativo de tempo, precisamos de materiais eletrônicos permeáveis a gases”, disse Zhu. “Portanto, este é um passo significativo adiante”, acrescentou.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cientistas-controlam-tetris-com-dispositivo-eletronico-respiravel/100193