Cão-robô da Boston Dynamics vira pastor de ovelhas na Nova Zelândia

Um vídeo da empresa de robótica neozelandesa Rocos mostra o cão-robô da Boston Dynamics, chamado Spot, em mais uma de suas aventuras. Dessa vez, a máquina trabalhou como pastora de ovelhas na Nova Zelândia.

Esse é um tipo de trabalho que a Rocos pretende fazer, como parte de uma parceria com a Boston Dynamics. A ideia da empresa é desenvolver um sistema para gerenciar remotamente o Spot e automatizar frotas de cães-robôs para que funcionem de forma independente.

O objetivo da parceria é desenvolver novas maneiras de auxiliar o trabalho nas fazendas. Além de pastorear ovelhas, os robôs Spot podem ajudar trabalhadores rurais durante a colheita, inspecionando o rendimento das culturas e criando mapas do terreno em tempo real.

“Nossos clientes estão aumentando suas forças de trabalho humanas para automatizar processos físicos que geralmente são monótonos, sujos ou perigosos”, afirmou David Inggs, CEO da Rocos, em comunicado à imprensa. Veja abaixo o vídeo produzido pela empresa:

Habilidades do cão-robô

Agora que o Spot é mais ágil e capaz de lidar melhor com terrenos acidentados, o cão-robô pode transportar câmeras infravermelhas e sensores LIDAR para coletar dados e fornecer feedbacks em tempo real. Em outras palavras, a Rocos quer permitir que usuários possam monitorar suas ovelhas neozelandesas de qualquer lugar do mundo.

O robô da Boston Dynamics está constantemente aprendendo novos truques desde que passou a ser vendido no ano passado. Recentemente, o Spot foi treinado para auxiliar na triagem de pacientes com Covid-19. Além disso, já vimos o cão-robô percorrer um escritório, segurar uma porta, entre muitas outras situações. A polícia do estado norte-americano de Massachusetts também está testando o robô como um “dispositivo móvel de observação remota”.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cao-robo-da-boston-dynamics-vira-pastor-de-ovelhas-na-nova-zelandia/100950