6 dicas para você prolongar a vida de seu notebook

Os notebooks são uma ótima opção para quem precisa trabalhar em qualquer lugar oferecendo até mesmo mobilidade dentro de sua casa nestes tempos de quarentena. Por sua vez, é claro, assim como ocorre com qualquer outro equipamento, é comum que o seu notebook comece a ficar mais lento com o passar do tempo, mas isso não significa que ele precise ser trocado.

Para ajudar quem está neste tipo de situação e quer prolongar a vida de seu notebook, separamos algumas dicas para você melhorar o seu desempenho e ajudar em sua conservação. A seguir, confira como melhorar e prolongar a vida de seu notebook com algumas dicas.

Limpe as saídas de ar do notebook

Ao ser utilizado em diversos locais, é bem comum que o seu notebook acabe acumulando bastante poeira em suas saídas de ar, mesmo que ela não fique visível para você. Com o tempo, esta poeira acaba prejudicando o sistema de resfriamento do notebook, o que faz com que o processador e outros componentes fiquem quentes e deixem o seu sistema instável.

Reprodução

Assim, uma boa prática consiste em usar pincel com cerdas macias para fazer uma limpeza nas saídas de ar do aparelho. Além disto, você também pode aproveitar o mesmo pincel para limpar o teclado de seu notebook, que as vezes pode deixar entrar um pouco de poeira em sua placa mãe.

Calibre a bateria do notebook

Com o passar do tempo, é bem comum que a bateria de seu notebook não ofereça mais a mesma autonomia de quando ele foi comprado. Ainda assim, para ajudar a manter a saúde da sua bateria mais saudável e fazer com que ela segure um pouco mais de carga, você mesmo pode fazer a sua calibração sem sequer abrir o aparelho.

O processo para isto ser realizado não requer nenhum conhecimento avançado e é feito com a ajuda de algumas configurações no Windows.

Utilize ou coloque um SSD

Apesar desta tarefa incluir gastos, a grande verdade é que o SSD é uma peça essencial para qualquer computador ou notebook possa ser utilizado com uma boa velocidade hoje em dia, uma vez que ele é capaz de reduzir drasticamente o tempo de carregamento de aplicativos e do sistema operacional. O Windows 10, inclusive, quando está sendo executado a partir de um HD convencional apresenta um grande “uso de disco”, que pode deixar o seu PC extremamente lento, apesar de existirem alguns procedimentos para amenizar este problema.

Reprodução

Coloque uma distribuição Linux em seu notebook

A ideia de utilizar um outro sistema operacional pode parecer assustadora, mas a verdade é que as distribuições Linux de hoje em dia estão cada vez mais com uma usabilidade melhor, inclusive já vindo com diversos programas úteis pré-instalados. Não apenas isto, também vale lembrar que existem outras distribuições com menos recursos em que o foco está justamente em funcionar bem nos PCs mais antigos.

Reprodução

Desabilite as animações do Windows ou modifique as configurações delas

Muitos notebooks, até mesmo os atuais, ainda contam com placas de vídeos integradas e uma baixa quantidade de memória RAM. Já ao instalar o Windows, por padrão, ele vem configurado para oferecer um visual que seja mais agradável aos olhos de seus usuários, mas que pode prejudicar a performance do computador.

Felizmente, para contornar esta situação, existem algumas configurações que podem ser realizadas no Windows para diminuir ou alterar a forma como estas animações se comportam no Windows.

Procure programas alternativos

Além de todas as dicas acima que podem ser realizadas com configurações, sempre é interessante que você procure por alguns programas mais alternativos, que apesar de não serem tão conhecidos, podem exigir menos recursos do seu computador e te ajudam em diversas tarefas no dia a dia.

Com estas dicas, você já sabe como prolongar um pouco a vida de seu notebook. Caso tenha alguma sugestão a mais, compartilhe-a conosco nos comentários!

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/6-dicas-para-voce-prolongar-a-vida-de-seu-notebook/100809