Startup oferece teste domiciliar gratuito de coronavírus para idosos

A partir desta terça-feira (17), o Labi Exames, laboratório de análises clínicas, vai oferecer gratuitamente, até o fim de março, dez testes diários de detecção do novo coronavírus em domicílio. A iniciativa tem como objetivo ajudar idosos acima dos 80 anos, residentes de São Paulo, que apresentam algum dos sintomas da doença.

A ideia da startup é de oferecer aos idosos, considerados o público mais vulnerável à ameaça do coronavírus, a oportunidade de serem diagnosticados sem a necessidade de ficar em filas de espera ou em salas de atendimento de hospitais, locais em que podem estar expostos à Covid-19.

Além da realização do exame em domicílio, o resultado também será entregue em casa em até quatro dias. Caso o teste seja positivo, o médico responsável pelo laboratório entrará em contato com o paciente para orientar sobre onde procurar ajuda e quais as informações sobre o isolamento ao qual esse idoso deve se submeter.

A partir desta segunda-feira (16) é possível conseguir agendar o exame. Para isso, é preciso acessar o site da empresa e realizar um cadastro. Em seguida, é necessário enviar o pedido médico para entrar na fila. Após essa etapa, um atendente do laboratório entrará em contato por telefone para concluir o agendamento.

As visitas para realização do teste são feitas por ordem de agendamento. É possível escolher horários entre as 7h e 13h de segunda a sexta-feira; aos sábados, o horário para agendamento é das 7h às 11h.

O cofundador e presidente da empresa, Marcelo Noll Barboza, explicou o motivo da disponibilização de apenas dez testes por dia: “Gostaríamos de fazer muito mais, mas precisamos atuar dentro da realidade de uma startup em crescimento. Deslocamos metade de nossa capacidade de atendimento domiciliar para essa força-tarefa e estamos reforçando nosso time de coletas para ampliar o atendimento em casa dos paulistas”.

O exame realizado pelo Labi Exames é o teste molecular por PCR (reação em cadeia da polimerase em tempo real). A coleta de material para detecção é feita a partir do muco do nariz ou da garganta do paciente usando hastes flexíveis envoltas em algodão.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/startup-oferece-teste-domiciliar-gratuito-de-coronavirus-para-idosos/98099

Deixe seu comentário