Museu da internet reúne pérolas dos anos 90 em VHS

Centenas de fitas cassete e VHS estão sendo transportadas para a era digital. Uma organização chamada Vista Group fez o upload de fitas da década de 90 e início dos anos 2000 para o Internet Archive, o museu da internet. O conteúdo é uma viagem nostálgica a um passado não tão distante, mas onde as coisas eram mais simples e com uma definição não muito boa.

Nos últimos dois meses, a Vista Group intensificou seus trabalhos fazendo quase 200 uploads, a maioria no dia 5 de janeiro – em geral, são de 50 a 70 uploads por mês. Todo esse conteúdo está sendo adicionado ao VHS Vault, uma coleção com mais de 17.500 fitas escaneadas.

Em sua maioria, os materiais são vídeos de instruções ou documentários, como aulas de yoga ou exercícios, além de tutoriais sobre os mais variados assuntos, de treinamento de cães até a maneira correta de instalar pisos de vinil. Isso sem contar os inúmeros filmes e programas da época, como O Rei Leão e Power Rangers. O arquivo possui também algumas fitas apenas em áudio, como “Vale a pena morrer por isso?“, baseado no livro sobre gerenciamento de estresse do Dr. Robert S. Eliot.

É possível fazer um tour pelas belas paisagens da Escócia dos anos 90 com “Scottish Fantasia”, assistir uma entrevista de 1997 com a cantora Bjork, exibida na MTV, onde ela e o apresentador sentam-se de pernas cruzadas em travesseiros, ou uma edição de 1998 da “Manson TV” com perguntas e respostas sobre o cantor Marilyn Manson.

Outro exemplar dos anos 90 é o filme “Cura Espontânea”, de 1996. Nele, o escritor de auto-ajuda Andrew Weil passa mais de uma hora defendendo que “os problemas críticos enfrentados pelo sistema de saúde norte-americano não são os de desigualdade econômica, mas de mal-entendidos fundamentais no tratamento médico”.

A Vista Group continua ocupada atualizando o site e adicionando novos vídeos à plataforma. São horas de conteúdo nostálgico com as quais vale a pena gastar um tempo navegando, especialmente se o seu ideal de diversão é tentar deixar seu corpo bem definido com instruções de 1993 ou se não encontrou aquele programa perdido de 1991 em HD.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/museu-da-internet-reune-perolas-dos-anos-90-em-vhs/97431