Google Play vai otimizar instalação de jogos nos celulares

Com o avanço das tecnologias, os jogos também evoluíram. Alguns softwares para smartphone não perdem em nada para jogos de console em questões gráficas e de recursos. No entanto, isso tem seu preço. Com instalações cada vez mais demoradas devido ao tamanho dos games, o usuário muitas vezes deve realizar vários downloads de conteúdo para poder ter acesso ao título.

Pensando nisso, a Google Play criou uma forma de instalação de jogos que chega para tentar melhorar esse cenário. A empresa pretende disponibilizar aos desenvolvedores formas de otimizar ainda mais o processo de instalação de games. A ideia é dividir o software em até três partes.

O novo sistema entrega os arquivos de forma otimizada, fazendo com que o usuário demore menos tempo para poder jogar os títulos– mesmo que ele possua um tamanho elevado. O novo método divide os softwares em arquivos de instalação, sob demanda e acompanhamento.

Como vai funcionar?

O pacote de instalação é basicamente o jogo em si. Quando o usuário optar por um arquivo, o APK base e o pacote de instalação são baixados. Assim que essas duas partes terminam o processo, o usuário pode iniciar o jogo. A instalação foi limitada a apenas um arquivo de, no máximo, 1 GB.

O pacote de acompanhamento tem o download iniciado após o termino da instalação da parte anterior. O jogo pode ser utilizado enquanto ele é baixado, e o conteúdo é liberado assim que o processo for concluído. Por exemplo, o arquivo pode conter mapas e recursos que são utilizados futuramente em fases do jogo, e que não fariam falta em um primeiro momento. Assim como o anterior, o tamanho é limitado a 1 GB.

Por fim, o pacote sob demanda funciona como um arquivo extra, contendo fases e outros conteúdos opcionais ou usados posteriormente no jogo. Os desenvolvedores podem criar muitos deles. No entanto, cada um deve ter um limite de até 512 MB.

No total, pode haver até 50 pacotes baixáveis, incluindo o de instalação e o de acompanhamento. Para economizar espaço os usuários podem remover os downloads sob demanda – porém, o pacote de acompanhamento e o de instalação não devem ser excluídos, caso contrário, afetam o funcionamento do app.

O Google também modificou o recebimento de atualizações. Agora, é possível iniciar a instalação de um update a partir de uma caixa de diálogo dentro do jogo. Por enquanto, esse e os outros recursos citados estão apenas em fase de testes, mas devem ser liberados em breve para todos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-play-vai-otimizar-instalacao-de-jogos-nos-celulares/98452