EUA aprovam novo teste que detecta o coronavírus em apenas 45 minutos

No sábado (21), órgãos reguladores dos Estados Unidos aprovaram um teste rápido para detecção do novo coronavírus. A decisão foi tomada em um momento de luta do país para atender à demanda de exames enquanto a doença se espalha rapidamente.

Criado pela empresa de diagnóstico molecular Cepheid, localizada na Califórnia, o teste tem um tempo de detecção de até 45 minutos. A autorização para o uso do sistema foi concedida pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA em caráter emergencial. Em um primeiro momento, hospitais e pronto-socorros receberão todo o equipamento necessário para realizar o diagnóstico.

De acordo com Alex Azar, secretário de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, os resultados seriam disponibilizados “dentro de horas, em vez de dias como acontece atualmente”. Isso porque as amostras são analisadas por um sistema automatizado que funciona em qualquer parte do mundo. A empresa ainda destaca que não é necessário qualquer treinamento especial para operar o software.

Reprodução

Capaz de funcionar 24 horas, o procedimento utiliza o método GeneXpert, que detecta a presença de material específico nas amostras coletadas, fazendo com que o diagnóstico seja mais rápido e ainda assim, preciso.

Até o momento, os EUA registram mais de 19 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, com mais de 270 mortes. Para tentar combater a disseminação da doença, o país adotou algumas medidas de isolamento de sua população. Mesmo assim, os testes se fazem necessários, principalmente para pessoas que se expõem ao risco de contaminação diariamente.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/eua-aprovam-novo-teste-que-detecta-o-coronavirus-em-apenas-45-minutos/98386