Pesquisadores criam ‘fio’ orgânico a partir da pele humana

Uma equipe de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França, em Bordeaux, criou os chamados “têxteis humanos”, uma espécie de fio orgânico feito a partir de células da pele humana que podem ser usados para costurar feridas ou preencher enxertos.

Segundo os pesquisadores, a principal vantagem do novo produto é que, diferentemente dos materiais cirúrgicos sintéticos, os têxteis humanos não desencadeiam reações imunológicas que podem comprometer e retardar a recuperação do corpo.

“Esses têxteis humanos oferecem um nível único de biocompatibilidade e representam uma nova geração de produtos de engenharia de tecidos completamente biológicos”, explicaram os pesquisadores em artigo publicado na revista acadêmica Acta Biomaterialia.

Para criar os têxteis humanos, a equipe cortou folhas de células da pele humana em tiras longas para tecê-las como fios e tecidos que podem ser fabricados em diversos nós e formatos.

Reprodução

“Podemos costurar bolsas, criar tubos, válvulas e membranas perfuradas”, disse Nicholas L’Heureux, principal pesquisador e desenvolvedor do material. “Com o fio, qualquer abordagem têxtil é viável: tricô, trança, tecelagem e até crochê”, completou.

Até agora, a equipe utilizou os têxteis humanos para costurar as feridas de um rato – que se recuperou completamente em apenas duas semanas – e para fabricar um enxerto de pele para selar a artéria de uma ovelha.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/pesquisadores-criam-fio-organico-a-partir-da-pele-humana/96349

Deixe seu comentário