Elon Musk ganha concorrência na corrida pelo controle com ‘poder da mente’

No ano passado, Elon Musk, através de sua empresa Neuralink, apresentou um conceito bastante interessante: por meio de chips implantados no cérebro, as pessoas poderiam controlar seus dispositivos com o poder da mente – ou melhor, com a eletricidade da mente.

E se ele achava que estava sozinho neste barco, heis que Musk descobre que tem, sim, um concorrente direto – mas com uma ideia um pouco diferente. Os fundadores da Neurosity, AJ Keller e Alex Castillo, também apresentaram um conceito para permitir ações através de ondas cerebrais, no entanto, sem a necessidade de implantar um chip na cabeça.

Keller explicou que o dispositivo pode ser usado na cabeça de forma semelhante a um óculos de realidade virtual. A criação possui oito sensores que realizam varreduras no cérebro 250 vezes por minuto em busca de “picos”, que podem ser usados para desencadear uma determinada ação no software. Esses picos são registrados pelo cérebro sempre que uma pessoa realiza um movimento.

Reprodução

Segundo os criadores, o dispositivo possui um sistema operacional personalizado e é entregue junto de um kit de desenvolvimento para que seja possível criar aplicativos que usam ondas cerebrais para autenticar senhas, controlar o smartphone ou até uma cadeira de rodas.

Para divulgar a tecnologia, a empresa enviou quase 60 dispositivos de teste para desenvolvedores. A interface disponibilizada para que novos aplicativos sejam criados é a React, já muito utilizada por diversos programadores.

Castillo disse que o dispositivo pode ler comandos do cérebro com uma precisão que varia de 65% a 85%. A meta da companhia para este ano, informa ele, é aumentar esse percentual.

O kit para desenvolvedores começará a ser vendido em dezembro deste ano, custando US$ 1.099 (cerca de R$ 4.820). A estimativa é entregar mil unidades do primeiro lote para desenvolvedores na América do Norte.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/elon-musk-ganha-concorrencia-na-corrida-pelo-controle-com-poder-da-mente/97240