Limpeza do celular: o que fazer e o que evitar

Vamos falar a verdade aqui: seu celular é podre. Não no sentido de desempenho, mas no sentido de sujo mesmo. Pensa bem, quantas vezes você já desinfetou seu aparelho? A tela que você encosta no rosto para falar numa ligação, é a mesma que você passa o dia todo metendo a mão – mão essa que pegou em tudo, de corrimão de escada a maçaneta de banheiro. Sem falar que você provavelmente usa o aparelho quando está no banheiro, certo?

Você não está sozinho. Um relatório de 2019 feito com 1.200 residentes nos EUA e suas práticas de higiene, descobriu que 88% dos adultos usam seus telefones no banheiro. Não é de admirar que os smartphones agora sejam comparáveis ​​aos assentos sanitários quando se trata de germes e vírus que os reivindicam como lar.

A empresa de higiene Initial sugere que o smartphone médio tem cerca de 10 vezes mais bactérias por polegada quadrada do que um sanitário. Em 2011, acadêmicos da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres descobriram que aproximadamente um em cada seis dispositivos abriga bactérias E. Coli, associadas à matéria fecal (famoso cocô).

Mas como fazer a higienização desses dispositivos, sem danificar esses itens caros? Esfregar na calça não é o suficiente, então seguem as dicas copiladas pelo site CNET.

Como limpar o celular

  • Pano de microfibra: para reduzir o risco de arranhar a tela, use um pano de microfibra úmido em vez de toalhas de papel. O pano não mata bactérias, mas as remove do seu dispositivo.
  • Produtos de limpeza específicos: existem produtos de limpeza especiais para eletrônicos e telas que eliminam bactérias e não deixam marcas.
  • Cuidado com os cantinhos: use cotonetes úmidos para limpar pontos difíceis, como entrada de fones de ouvido ou slots de cartão de memória.
  • Luz UV: quando o negócio fica sério, produtos como PhoneSoap usam luz ultravioleta para matar bactérias microscópicas.
  • Lenços antibacterianos: bem mais em conta do que a luz UV, lenços e toalhas com bactericidas podem ajudar – mas deve ser uma limpeza ocasional, pois pode conter produtos químicos nocivos.

O que evitar

  • Spray para limpeza de janelas: produtos limpadores de vidro podem corroer algumas telas, que contam com proteções anti-óleo e água.
  • Toalha de papel: elas podem ser abrasivas o suficiente para deixar arranhões nas telas frágeis dos smartphones.
  • Álcool: diluído ou não, o álcool danificar seu dispositivo. Evite.
  • Produtos de limpeza para uso doméstico em geral: ele promete matar 99% das bactérias, mas deixe para usar no balcão da cozinha ou no chão do banheiro, não no seu telefone.
  • Vinagre: assim como o álcool, mesmo quando diluído em água pode remover os revestimentos de proteção das telas dos dispositivos.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/limpeza-do-smartphone-o-que-fazer-e-o-que-evitar/95838