Córtex cerebral pode ser responsável por inteligência e consciência única

Uma equipe de pesquisadores, da Alemanha e da Grécia, identificou recentemente várias novas propriedades do cérebro humano que poderiam explicar o surgimento de nossa consciência e inteligência únicas. O estudo foi publicado na revista Science.

A parte mais complexa e movimentada do cérebro é o córtex cerebral. Dentro de suas camadas, os cientistas descobriram uma área de tecido mais espessa do que em outros animais. Nossos sujeitos de testes habituais, os roedores, têm cérebros similares aos humanos de várias maneiras, mas essa não é uma delas. Os pesquisadores observaram como a atividade cerebral se manifesta na segunda e terceira camadas corticais e o que descobriram parece confirmar que nossos neurônios individuais podem desempenhar funções que antes eram impossíveis.

Embora a natureza exata da atividade cerebral seja um mistério, temos uma compreensão bastante decente de como ela funciona. O cérebro humano é uma rede neural que envia e recebe informações de ponto a ponto, onde diferentes neurônios trabalham em diferentes partes de um problema. Quando percebemos algo, por exemplo, nosso cérebro precisa decidir se é próximo ou distante, grande ou pequeno, e assim por diante. Isso é feito abstraindo informações de vários pontos de entrada e emitindo uma resposta.

Reprodução

Animais também podem realizar esses cálculos. Sabemos que os pássaros têm uma compreensão avançada da aeronáutica e muitos mamíferos podem navegar milhares de quilômetros com grande precisão. Mas, acredita-se que a maneira como os seres humanos fazem isso, consciente e subconscientemente, seja única.

No estudo, a equipe examinou mais profundamente as conexões ramificadas entre os neurônios do cérebro. Eles descobriram que neurônios individuais podem realizar cálculos que tínhamos anteriormente como resultado de vários neurônios conectados em rede.

Os pesquisadores descobriram que o cérebro humano pode modular a amplitude da atividade elétrica para aumentar a longevidade e eficácia de seus sinais. Aparentemente, isso permite que os neurônios individuais façam mais do que só descobrir se algo é uma coisa ou outra; permite que eles realizem um cálculo de XOR, algo anteriormente considerado impossível para um único neurônio.

Reprodução

Não está claro o que exatamente essa nova informação significa, mas é possível que o poder computacional extra, fornecido por esse truque aparentemente único do cérebro humano, possa explicar a capacidade de manifestar nossa atividade cerebral como o que percebemos como inteligência humana ou nossa própria consciência.

Precisamos de mais pesquisas para esclarecer o que a atividade elétrica recém-identificada faz, e se ela realmente é responsável pela função cerebral superior, ou mesmo exclusiva para os seres humanos. Entretanto, é um ponto interessante que poderia, potencialmente, responder à questão final de como a inteligência e a consciência humana funcionam.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/cortex-cerebral-pode-ser-responsavel-por-inteligencia-e-consciencia-unica/95168