Conheça os objetos que a Nasa levará na 1ª viagem comercial à Lua

A Nasa anunciou as cargas que vão para a Lua na primeira viagem comercial da agência, com veículos criados por companhias selecionadas para seu programa, em 2021. Serão 16 objetos no total, que serão usados em experiências científicas e demonstrações de tecnologia. Os objetos serão lançados a bordo das duas primeiras entregas da Commercial Lunar Payload Services (CLPS).

O CLPS é um projeto desenvolvido junto ao Programa Artemis, que pretende levar o próximo homem e a primeira mulher ao satélite até 2024. As cargas são pequenas, pesando entre 1 kg e 15 kg, do tamanho de uma caixa de sapatos.

Reprodução

Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos.

A Nasa enviará vários objetos para pesquisa. O objetivo é colher dados para aprofundar o conhecimento lunar antes de enviar novos astronautas. Veja abaixo quais são os objetos e o que eles fazem:

• Linear Energy Transfer Spectrometer (LETS)

um sensor que coletará informações sobre radiação lunar

• Navigation Doppler Lidar for Precise Velocity and Range Sensing (NDL)

fornece a velocidade e o alcance, necessários durante a descida, para ter um pouso suave em solo lunar

• Photovoltaic Investigation on Lunar Surface (PILS)

uma plataforma de testes da ISS (Estação Espacial Internacional) para validar células solares que convertem luz em eletricidade

• Laser Retro-Reflector Array (LRA)

uma coleção de oito espelhos de aproximadamente 1,25 cm que serão montados em uma sonda, para refletir a luz de outras naves em órbita e afirmar sua localização

• Surface Exosphere Alterations by Landers (SEAL)

avaliará as perturbações térmicas e químicas ocorridas no solo lunar durante pousos de naves

• Mass Spectrometer Observing Lunar Operations (MSolo)

usado para medir a exosfera lunar e a contaminação causada por naves espaciais

• Fluxgate Magnetometer (MAG)

caracterizará campos magnéticos

• Near-Infrared Volatile Spectrometer System (NIRVSS)

medirá hidratação, metano e dióxido de carbono da superfície e subsolo, além de mapear mudanças de temperatura

• PROSPECT Ion-TRap Mass Spectrometer (PITMS) for Lunar Surface Volatiles

identificará as características da exosfera lunar após descida e pouso

• Neutron Measurements at the Lunar Surface (NMLS)

determinará a quantidade de radiação de nêutrons; observará e detectará a presença de água ou outros elementos raros

• Neutron Spectrometer System (NSS)

procurará indicações de água e gelo, e medirá a quantidade de materiais com hidrogênio perto do local de pouso

• Stereo Cameras for Lunar Plume-Surface Studies (SCALPSS)

vai captar imagens e vídeos da pluma do aterrissador quando ela impactar a superfície lunar

• Lunar Node 1 Navigation Demonstrator (LN-1)

demonstrará navegação autônoma para apoiar futuras operações

• Observações de Rádio de Baixa Frequência para a Superfície Lunar do Lado Próximo (ROLSES)

determinará a densidade da bainha de fotoelétrons e a altura da escala.

Programa Artemis

Desenvolvido pela Nasa, em parceria com empresas de voo espacial comercial norte-americanas e parceiros internacionais, o Artemis tem como objetivo enviar a primeira mulher e o próximo homem à superfície da Lua até 2024. Segundo a Nasa, esse é o primeiro passo para estabelecer uma presença sustentável no satélite. A ideia é usar os aprendizados na Lua “para dar o próximo salto gigante – enviar astronautas para Marte”.

O CLPS tem 14 empresas contratadas, com o objetivo de oferecer experiências científicas na superfície lunar. A Nasa prevê avanços em pousos e veículos espaciais com o Artemis, que auxiliarão nos estudos para missões lunares a partir de 2024.

Fonte: https://olhardigital.com.br/ciencia-e-espaco/noticia/conheca-os-objetos-que-a-nasa-levara-na-1-viagem-comercial-a-lua/95831