Como consultar a nota do Enem 2019

As notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foram divulgadas nesta sexta-feira (17). Os participantes que realizaram a prova em 2019 podem verificar seu desemprenho após meses de ansiedade. Estima-se que quase quatro milhões de estudantes tenham feito a prova apenas em 2019.

A consulta pode ser realizada diretamente no site do Inep e pelo aplicativo do Enem, disponível para Android e iOS. Ao entrar no sistema, usando CPF e a senha cadastrada na época da inscrição, os usuários poderão ter acesso à nota da redação e as notas de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Neste primeiro momento, os estudantes terão acesso apenas à nota obtida na redação. Em março, será divulgado o espelho de correção, que contém detalhes sobre os critérios utilizados para avaliação de cada texto individualmente.

Como realizar a consulta pelo site

Como sempre ocorre, o site passa por instabilidades no primeiro dia de divulgação das notas. O que vale é a persistência do candidato – ou a espera até que o sistema se normalize.

Para realizar a consulta pelo site, basta acessar o endereço oficial do Inep. Quando a página carregar, uma assistente virtual vai solicitar a confirmação de que o usuário não é um robô, geralmente, é só selecionar o objeto que ela indica. Em seguida, é só informar o CPF cadastrado e a senha.

Reprodução

Para quem esqueceu a senha de acesso ao portal, o Inep divulgou um vídeo com o passo a passo para que o participante solicite novas credenciais de acesso ao sistema.

Uso da nota

Com a nota do exame, os estudantes podem concorrer a vagas em instituições de ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas em instituições privadas, pelo programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

O primeiro processo com inscrições abertas é o Sisu. A inscrição deve ser feita totalmente online entre 21 e 24 de janeiro. Em seguida, o ProUni abre inscrições entre os dias 28 e 31 de janeiro. Por fim, o Fies pode receber cadastros entre os dias 5 e 12 de fevereiro.

Para quem deseja estudar fora, a nota pode ser utilizada em cursos de ensino superior em Portugal. O Inep possui convênio com mais de 40 instituições portuguesas.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-consultar-a-nota-do-enem-2019/95516