Volkswagen apresenta ‘mordomo robô’ que recarrega carros elétricos

A Volkswagen apresentou o conceito de um robô autônomo capaz de recarregar carros elétricos em um estacionamento. A ideia é “eletrificar” uma garagem sem que seja necessário construir vagas ou carregadores específicos para os veículos elétricos: em vez de levar o veículo ao carregador, como é feito hoje, é o carregador quem vai até o veículo.

O sistema é composto por duas partes: um robô autônomo, que localiza os veículos que precisam de recarga, e uma ou mais baterias que são acopladas ao robô. Quando um motorista estaciona o carro e pede uma recarga o robô localiza a bateria mais próxima, leva ela até o carro e a conecta à porta de recarga. Quando a carga é completada o robô busca a bateria e a leva até outro veículo, ou a uma estação para recarregá-la se necessário.

As baterias têm capacidade de 25 kWh e são compatíveis com sistemas de carga rápida a 50 kW. A Volkswagen vê o conceito como uma solução ideal para grandes estacionamentos, como em Shopping Centers, pois o custo do robô e baterias seria muito menor do que os custos de instalação de carregadores elétricos tradicionais.

Segundo Mark Möller, chefe de desenvolvimento da Volkswagen Group Components, “o robô de carregamento móvel desencadeará uma revolução quando se trata de carregar em locais como estacionamentos de vários andares ou subterrâneos, porque levamos a infraestrutura de carga para o carro e não o contrário. Com isso, estamos tornando quase todos os estacionamentos elétricos, sem complexas medidas de infraestrutura individuais. É um protótipo visionário, que pode ser transformado em realidade rapidamente, se as condições gerais forem favoráveis”.

Vale lembrar que por enquanto o “mordomo de recarga” é apenas um conceito, e não há planos para a construção de protótipos ou eventual lançamento comercial.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/volkswagen-apresenta-mordomo-robo-que-recarrega-carros-eletricos/94816

Deixe seu comentário