Google Messages lança o SMS verificado para evitar spam

A versão beta mais recente do Google Messages lança o recurso de “SMS verificado”, uma novidade que tem como objetivo proteger o usuário contra mensagens de texto de spam indesejadas ou possíveis tentativas de phishing.

O recurso apareceu no início deste ano, na versão 4.2 do aplicativo, mas não estava claro como ele funcionaria considerando todos os números de telefone existentes no mundo. No entanto, parece que o recurso será implementado na versão mais recente do Google Messages, ativado por padrão. A princípio, o recurso só funciona com empresas que tenham seu número de telefone registrado no Google.

Com essa novidade, serão mostradas apenas mensagens enviadas por empresas verificadas. O Google usa códigos de autenticidade para verificar cada SMS recebido com a finalidade de descobrir se a mensagem é um spam ou se foi enviada por um número de telefone falsificado. Isso deve proteger contra qualquer conteúdo potencialmente prejudicial ou tentativas de phishing.

Reprodução

A verificação funciona atribuindo ao dispositivo um código de hash, criado com base em seu número de telefone, no número comercial e no conteúdo da mensagem recebida. Esses códigos são criados localmente no aparelho e depois encaminhados ao Google para comparação com o hash comercial correspondente, para determinar a veracidade daquele SMS.

A mensagem vai exibir um ícone de “verificado” para provar que a mensagem em questão é confiável e enviada por aquele remetente. Esse recurso pode ser desativado acessando as configurações do aplicativo, embora não seja recomendável.

O Google não será capaz de ler as mensagens do usuário, apenas usa o número de telefone para criar os códigos de autenticidade. O novo recurso está disponível exclusivamente em alguns países, como Estados Unidos, Polônia e Índia. O SMS verificado somente existe na versão beta mais recente do Messages (v5.3.075). Ainda não está claro quando o recurso chegará às versões estáveis do aplicativo, mas isso deve acontecer em breve.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-messages-lanca-o-sms-verificado-para-evitar-spam/93638

Deixe seu comentário