Apple registra patente de carro sem pontos cegos

A Apple registrou uma patente de um carro que visa eliminar os pontos cegos para o motorista. O documento foi divulgado pelo site Patently Apple e descreve “Sistemas para melhorar a funcionalidade do espelho lateral de um veículo”. Eis como ele funciona: a tecnologia projeta imagens do ambiente ao redor invisível pelos pontos cegos do carro na janela ou no para-brisa do veículo.

Reprodução

Com isso, a empresa pode estar perto de se envolver no mercado automotivo. Há também uma tecnologia de reconhecimento facial embutida, que consiste em uma câmera no para-brisa voltada para o motorista, capaz de detectar o rosto e os traços faciais do mesmo. O sistema comandaria, de forma coordenada, o movimento dos espelhos laterais do carro.

A tecnologia da patente parece semelhante ao modelo inventado pela jovem Alaina Gassler, de 14 anos. Ele também contém câmeras na parte externa do carro e um projetor que reproduz as filmagens no interior da coluna dianteira do carro, que geralmente é um ponto cego para motoristas. No entanto, a patente da Apple foi solicitada ainda em 2016, enquanto a invenção de Gassler é de 2019. O documento também cita a aplicação da tecnologia em um mecanismo de direção autônoma.

Reprodução

A dúvida que fica na cabeça agora é: essa patente é um vislumbre precoce de um projeto de um carro da Apple? Um suposto envolvimento da Maçã no mercado automobilístico é rumor há muito tempo. Em abril, a Reuters informou que a companhia estava conversando com empresas que criam tecnologias de sensores em sistemas de veículos autônomos.

O projeto de carro autônomo da Apple, apelidado de Project Titan, já conta com a ajuda de ex-funcionários da Tesla e do Google. De acordo com a Reuters, a Apple tem cerca de 1,2 mil pessoas trabalhando no veículo. O analista da Apple, Ming-Chi Kuo, previu no ano passado que o Apple Car seria lançado por volta de 2023 a 2025.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/apple-registra-patente-de-carro-sem-pontos-cegos/93502