São Paulo terá primeiro bairro 100% digital do Brasil

Postes e fiação aérea em breve serão extintos na Vila Olímpia, na capital paulista. Em parceria com o governo de São Paulo, a concessionária de energia elétrica Enel lançou o Urban Futurability, que vai investir R$ 125 milhões para transformar a rede elétrica do bairro com o uso de novas tecnologias. No futuro, devem ser adicionados itens conectados em áreas públicas, mobilidade elétrica e iluminação inteligente.

Atualmente, a região tem 15,53Km de cabos subterrâneos. Outros 4,86Km serão enterrados pela Enel em 26 ruas. Assim que as empresas de telecomunicações que os compartilham fizerem o mesmo com sua fiação, cerca de 150 postes poderão ser retirados.

O projeto vai instalar, nos próximos três anos, 4,9 mil sensores para coletar dados da rede remotamente em tempo real. Essas informações serão usadas para auxiliar a distribuidora na operação e para localizar defeitos na rede. Assim, será possível reconfigurar e isolar o trecho afetado automaticamente — de forma a reduzir o número de clientes afetados.

Segundo Francesco Starace, CEO global da Enel, a localidade será referência para a expansão do projeto e a consequente transformação digital da capital paulista. “Vila Olímpia é só o início de um projeto maior. Queremos levar a tecnologia que vamos empregar no bairro para toda a metrópole.”

Centro de inovação

O governador do Estado, João Doria, anunciou, ainda, a criação do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação (Citi). A unidade será implementada até 2020 no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP).

Doria chama o Citi de “primeiro Vale do Silício da América do Sul”. A Enel é parceira do projeto e informa que vai investir em inovação e tecnologia para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/sao-paulo-tera-primeiro-bairro-100-digital-do-brasil/91372