Xbox One ganha integração com comandos de voz via Google Assistente

Google e Microsoft são arquirrivais, com divergências profundas e históricas. No entanto, isso não impediu as duas empresas de trabalharem juntas no Xbox One. O console agora opera com integração com o Google Assistente, o que permite controlar o dispositivo por meio de comandos de voz.

Por enquanto, o recurso está em fase experimental, mas já permite que usuários deem comandos em inglês para o console por meio de dispositivos equipados com o Google Assistente, incluindo caixas de som conectadas similares ao Google Home. A expectativa é que novos idiomas sejam acrescentados até o final do ano.

Entre as funções disponíveis, segundo os exemplos da Microsoft, estão:

  • “Hey Google, play Gears 5 on Xbox.” (para abrir o jogo “Gears 5”)
  • “Hey Google, turn on Xbox.”  (para ligar o Xbox)
  • “Hey Google, turn off Xbox.”  (para desligar o Xbox)
  • “Hey Google, launch YouTube on Xbox.” (para abrir o YouTube)
  • “Hey Google, pause on Xbox.” (para pausar)
  • “Hey Google, resume on Xbox.” (para retomar o jogo)
  • “Hey Google, volume up on Xbox.” (para aumentar o volume)
  • “Hey Google, take a screenshot on Xbox. (para fazer uma captura de tela)

Quem acompanhou a trajetória do Xbox One sabe que comandos de voz não são exatamente uma novidade na história da plataforma. Quando a Microsoft apresentou o aparelho em 2013, ele vinha equipado com o Kinect que, entre outras coisas, permitia abrir jogos e aplicativos e navegar por menus somente com a voz. No entanto, o acessório pesava no preço do aparelho, o que se tornou uma desvantagem no mercado, forçando a Microsoft a rever seus planos e começar a vender o Xbox sem o Kinect.

Alguns anos mais tarde, a Microsoft tentou implementar a assistente Cortana, que visava, entre outras coisas, reabilitar a interação por voz com o console, mas o plano também foi abandonado. Restou à Microsoft fechar parcerias com outras empresas com outras empresas para restabelecer a capacidade de comandos por voz no Xbox.

A Amazon, com sua assistente Alexa, já contava com essa capacidade de integração ao Xbox. Os testes com a assistente haviam começado em setembro do ano passado.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/xbox-one-ganha-integracao-com-comandos-de-voz-via-google-assistente/90788

Deixe seu comentário