Toyota quer desenvolver robôs para ajudar em casa

A montadora uniu-se com uma startup japonesa especializada em inteligência artificial para criar uma máquina capaz de aprender em ambientes cotidianos.

A Toyota planeja fazer ajudantes robôs para casa e contratou uma startup japonesa especializada em inteligência artificial, a Preferred Networks Inc., sediada em Tóquio, para impulsionar seu plano. As empresas realizarão uma pesquisa conjunta para desenvolver os chamados robôs de serviço, capazes de aprender em ambientes cotidianos.

Para o projeto anunciado na quarta-feira (07), a Toyota informou que forneceria uma dúzia de unidades do Human Support Robot (HSR) para a Preferred Networks. As empresas cooperarão no desenvolvimento nos próximos três anos, o que inclui o compartilhamento de propriedade intelectual.

A Preferred Networks já está usando o robô como uma plataforma para seu software de inteligência artificial avançada. Em uma exposição em Tóquio, no ano passado, o robô arrumou uma sala bagunçada, distinguindo inclusive lixo e toalhas sujas.

A Toyota trabalha com robôs de serviço desde 2004 e tem vários modelos em desenvolvimento. O HSR é o que mais se aproxima de estar pronto para aplicações comerciais. Além disso, a montadora japonesa colabora com a startup desde 2014, mais precisamente em veículos sem motorista.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/toyota-quer-desenvolver-robos-para-ajudar-em-casa/88984