Olho biônico ajuda pessoas cegas a voltarem a ler

A tecnologia já foi testada em cinco pessoas com degeneração macular relacionada à idade. O olho biônico permite a pessoas cegas recuperarem minimamente a sua capacidade de ler.

O olho biônico desenvolvido na França pela Pixium consiste nuns óculos com uma câmara embutida e um pequeno chip implantado atrás da retina. Consequentemente, as imagens transmitidas pela pupila são convertidas em sinais elétricos que são enviados para o cérebro.

Aliando a alta tecnologia à cirurgia, a Pixium criou uma tecnologia de visão biônica capaz de permitir a pessoas que perderam a visão voltarem a ler. “Os resultados do estudo de viabilidade clínica realizados em cinco pacientes superaram as expectativas, com melhor eficácia do que a esperada e uma boa tolerância aos implantes”, disse a direção da empresa ao jornal francês Capital.

“Os pacientes foram capazes de identificar letras e formas com a nossa tecnologia, fisiologicamente melhor do que as soluções concorrentes e permitindo que o olho permaneça fechado. Um sistema única no mundo”, acrescentou a empresa.

Antes de participarem no estudo, os voluntários eram completamente cegos e, apenas um ano depois de a tecnologia ser implantada, a maioria já tinha recuperado a capacidade mínima de ler. Apesar de ser um grande avanço, ainda não é capaz de restaurar de forma absoluta a visão, garantindo apenas uma imagem de 378 pixeis, explica a Digital Trends.

A Pixium ainda pretende fazer testes clínicos nos Estados Unidos, mas espera que o produto esteja pronto para o mercado em 2024, combatendo um problema que, até agora, não tinha solução: Degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

 

 

 

 

Fonte: https://engenhariae.com.br/tecnologia/olho-bionico-ajuda-pessoas-cegas-a-voltarem-a-ler?fbclid=IwAR0pOYXD2TvetDwtnWfGzv7nTG-XrmKnEMH7xUhwFM2u-kUXLyoc9O5A4ko

Deixe seu comentário