Engenheiros criam disco voador funcional e multidirecional

Discos voadores parecem coisa de alienígena, mas os humanos também podem se dar ao luxo de chamar essa tecnologia de sua. Isso porque dois engenheiros romenos, Razvan Sabie e Iosif Taposu, conseguiram criar um objeto em forma de disco capaz de se movimentar pelo ar, após duas décadas de muita investigação e pesquisa.

O objeto recebeu o nome de Adifo, acrônimo para ‘All-Directional Flying Object’. Ele é um protótipo de pouco mais de 1 metro de diâmetro que, como o nome indica, possui tecnologia para voar em qualquer direção. A forma é semelhante à de um disco voador, mas os criadores dizem ter se inspirado na anatomia de um golfinho para projetá-lo.

O prato pode voar graças a quatro hélices em sua base, que proporcionam a decolagem e o pouso, e dois jatos traseiros, que permitem a propulsão horizontal. Outras quatro saídas verticais com hélices possuem coberturas retráteis, para regular a resistência em alta velocidade. Para completar o pacote, quatro jatos laterais auxiliam em manobras adicionais.

Reprodução

Sabie e Taposu esperam evoluir o protótipo para um disco em escala maior capaz de transportar pessoas e cargas pesadas. “A aerodinâmica por trás dessa aeronave é o resultado de mais de duas décadas de trabalho e é muito bem fundamentada em centenas de páginas e confirmada por simulações de computador e testes de túnel de vento”, afirma Razvan Sabie à Motherboard.

A tecnologia de voo do Adifo é uma questão de aerodinâmica, já que dificilmente o contato com o ar atrapalha seu movimento. Ele é projetado pelos criadores para atingir voos supersônicos, nos quais o movimento é mais rápido que a velocidade do som. E, de acordo com Sabie, já existem interessados na ideia: uma das maiores empresas de fabricação de aviões, dois governos e mais de dez possíveis parceiros e fundos de risco.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/engenheiros-criaram-um-disco-voador-totalmente-funcional/89051