Brasil se prepara para receber o maior leilão de 5G do mundo

Após lançar a primeira rede comercial 5G do Uruguai, Nokia trabalha para trazer a tecnologia ao Brasil.

O Brasil está cotado pela Nokia para ser a sede do maior leilão de espectro para a tecnologia 5G do mundo. Isso tornaria o país um dos primeiros entre os latino-americanos a implementarem a rede de comunicação.

O Uruguai foi o primeiro país da América Latina a receber a rede comercial 5G, graças à uma parceria entre a Nokia e a operadora estatal Antel. Agora, a fabricante finlandesa está negociando com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para trazer a tecnologia com o leilão, em março do ano que vem.

Após decidir em maio que as frequências 2,3 GHz e 3,5 GHz serão alocadas ao 5G, a Anatel está definindo as regras para o leilão. Mas segundo ela, outras bandas como a de 26 GHz e a 700 MHz, que suportam comunicações de baixa latência adequadas para uso industrial, também podem ser adicionadas.

Se as quatro forem leiloadas conjuntamente, será o maior leilão único de frequência para o 5G no mundo, afirma Wilson Cardoso, diretor de soluções para a América Latina.

“As joias da coroa são certamente os blocos em 26 GHz e 700 MHz, mas quanto mais frequência disponível menos deve ser a especulação de preço entre os participantes do leilão”, explicou o executivo.

A Nokia começou a testar as tecnologias para 5G no Brasil em fevereiro do ano passado, em parceria com a Tim. Desde então, o grupo finlandês também conduziu testes com outras operadoras no país, mas Cardoso recusou-se a identificá-las afirmando que os projetos ainda não confidenciais.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/brasil-se-prepara-para-receber-o-maior-leilao-de-5g-do-mundo/88949