Sonda espacial japonesa recolhe amostras subterrâneas de asteroide

A sonda espacial japonesa Hayabusa2 fez nesta semana seu segundo pouso em um asteroide localizado a 244 milhões de quilômetros da Terra para coletar amostras subterrâneas que fornecem informações sobre a origem do sistema solar. O material deve ajudar a entender melhor a formação do Sistema Solar.

Esta foi uma das missões mais importantes do veículo espacial, que está programado para retornar à Terra no próximo ano com as amostras coletadas no asteroide Ryugu.

A Hayabusa2 percorreu até hoje cerca de 4 bilhões de km de distância em uma trajetória elíptica desde que foi lançada em dezembro de 2014. O primeiro pouso, para colher amostras da superfície de Ryugu, foi feito no mês de fevereiro.

Imagem divulgada pelo Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas (ISAS) da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) mostra pesquisadores e funcionários comemorando após receberem a confirmação da aterrissagem da Hayabusa2 no asteroide Ryugu — Foto: Yutaka Iijima / ISAS-JAXA / via AFP Photo
(Imagem divulgada pelo Instituto de Ciências Espaciais e Astronáuticas (ISAS) da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) mostra pesquisadores e funcionários comemorando após receberem a confirmação da aterrissagem da Hayabusa2 no asteroide Ryugu)

Segundo a Agência Japonesa de Exploração Aerospacial (Jaxa, sigla em inglês), de acordo com as informações recebidas na estação de rastreamento Hayabusa2, a breve aterrissagem da sonda aconteceu por volta das 10h20 (horário de Tóquio).

Esta manobra tinha como objetivo recuperar amostras subterrâneas de uma cratera aberta no mês de abril na superfície do asteroide após ser atingida por um projétil de metal lançado da Hayabusa2.

De acordo com a Jaxa, os restos subterrâneos não foram afetados pela radiação e outros fatores, que podem fornecer informações adicionais às amostras de superfície previamente coletadas.

A manobra foi especialmente complicada, pois a sonda espacial tinha que se concentrar na cratera aberta com 7 metros de diâmetro.

Uma vez que as amostras foram sugadas, durante o breve pouso em Ryugu, a sonda espacial decolou novamente.

A sonda foi lançada em dezembro de 2014 e, para alcançar o asteroide, percorreu um caminho orbital em torno do Sol de cerca de 3,2 bilhões de quilômetros. A missão deve ser concluída em 2020, com o retorno da espaçonave.

Imagem de fevereiro de 2019 feita a 30 metros de distância do asteroide Ryugu mostra a sonda Hayabusa2 se aproximando do corpo celeste. — Foto: Nagooya University / Jaxa / Tokyo University / Kochi University / Rikkyo University / Chiba Institute of Technology / Meiji University / Aizu University / National Institue of Advanced Science and Technology / AFP

(Imagem de fevereiro de 2019 feita a 30 metros de distância do asteroide Ryugu mostra a sonda Hayabusa2 se aproximando do corpo celeste)

Fonte: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/07/11/sonda-espacial-japonesa-recolhe-amostras-subterraneas-de-asteroide.ghtml