Google melhora sistema de navegação por gestos no Android Q

Empresa adicionou recurso que auxilia na navegação por menus de sites e aplicativos na nova versão do sistema operacional.

O Google continua a experimentar e melhorar seu sistema de navegação baseada em gestos, antes do lançamento oficial do Android Q, prevista para agosto. Para que essa navegação fosse possível, a empresa teve de repensar o tradicional botão de retorno do Android. Em vez de manter o botão na tela, o Android Q usa um movimento de deslizar o dedo para retornar.

Essa mudança conflita com os menus deslizantes usados em inúmeros aplicativos para smartphones. Muitos deles permitem que você toque em um ícone de menu para acessar essas opções, mas esses ícones podem estar em um local de difícil acesso, como o canto superior esquerdo.

Felizmente, essa situação vai melhorar com o quinto beta do Android Q. O Google diz que para acessar os menus deslizantes, os usuários da navegação gestual poderão tocar e segurar próximo à borda da tela, com isso, os menus poderão ser mostrados sem afetar a opção de retorno à página anterior.

Juntamente com isso, uma outra alteração promete melhorar essa ação de retorno. Os usuários poderão definir a sensibilidade da tela em relação a isso, ou seja, definir o quão sutis os gestos de retorno serão.

Para quem está acostumado com o sistema comum de navegação, que apresenta os três botões no canto inferior da tela, ainda há a opção de manter esse design – pelo menos na versões beta do sistema. Essa decisão do Google da navegação por gestos pode ter sido uma forma que a empresa encontrou para proporcionar um melhor aproveitamento de tela para seus usuários.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-esta-melhorando-sistema-de-navegacao-por-gestos-no-android-q/87634

Deixe seu comentário