Como acelerar a velocidade de downloads do Google Chrome

Com duas dicas para serem realizadas no Google Chrome, os seus downloads ficarão mais rápidos. Confira!

O Google Chrome é um dos navegadores mais utilizados em diversas plataformas e sistemas operacionais, possuindo muitas funções, sendo que até algumas delas ficam escondidas. Por sua vez, quem o utiliza para realizar downloads, já deve ter notado que nem sempre o arquivo acaba sendo baixado na velocidade máxima de sua conexão.

Isto ocorre, é claro, diverso a uma série de motivos, que podem ir desde um servidor mais lento até uma configuração padrão do Chrome, que não é otimizada para esta tarefa. A seguir, veja como acelerar os downloads no Google Chrome.

Como acelerar os downloads sem instalar nada

Uma tática muito utilizada por gerenciadores de download é a de dividir os arquivos baixados em diversas partes, para que a conexão entenda que mais de um download esteja sendo feito, o que acelera eles. O Chrome até possui uma função nativa para isto, mas que vem desativada. Veja como ativá-la:

  1. Abra o Google Chrome normalmente e acesse o endereço: chrome://flags;

    Reprodução

  2. Procure por “Parallel downloading” e coloque o seu valor como “Enabled”;

    Reprodução

  3. Clique em “Relaunch Now”.

    Reprodução

Após ter realizado estes passos, basta voltar a usar o Google Chrome normalmente, que os downloads já estarão usando este parâmetro para acelerar a sua velocidade.

Como acelerar os downloads com uma extensão

Além do método demonstrado acima, você também pode fazer o uso de uma extensão que trabalha praticamente da mesma forma. A sua vantagem, entretanto, fica por conta de ser mais estável e permitir pausar ou resumir downloads com facilidade, sendo bem útil para quem possui uma conexão instável. Veja:

  1. Acesse este link para fazer o download da extensão Turbo Download Manager (v2). Clique em “Usar no Chrome”;

    Reprodução

  2. Na mensagem que surge, clique em “Adicionar extensão”;

    Reprodução

  3. Ao iniciar novos downloads, a extensão já entrará automaticamente em ação.

    Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como melhorar a velocidade dos downloads que são realizados com o Google Chrome. Caso você prefira, as duas dicas podem ser utilizadas juntas, uma vez que isso não interfere o seu funcionamento. Se o funcionamento acabar sendo diferente do esperado, basta voltar o valor de “Parallel Downloading” para “Default” e desinstalar a extensão exibida acima.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-acelerar-a-velocidade-de-downloads-do-google-chrome/87434