Câmera do Google Tradutor pode detectar e traduzir mais de 80 idiomas

Aplicativo agora identifica automaticamente o idioma e tem suporte para traduzir para mais de 100 línguas.

Durante o Google I/O 2019, a maior conferência anual de desenvolvedores da empresa, a gigante de tecnologia lançou no aplicativo Google Lens um filtro de tradução automática de imagens. Agora, a multinacional traz essa funcionalidade atualizada para um de seus aplicativos mais populares, o Google Tradutor.

Um dos principais recursos do aplicativo na versão mobile é a tradução instantânea com a câmera apenas apontando a lente para o texto em outro idioma. A partir desta quarta-feira (10), uma série de atualizações passa a integrar o Tradutor, como detecção automática de idioma e adição de novas línguas. A interface de tradução pela câmera, que apresenta um menu inferior com três modos disponíveis, também foi renovada.

Na versão atualizada do aplicativo, há uma nova opção de tradução chamada “Detectar idioma”, com a qual a ferramenta consegue identificar automaticamente o idioma de origem que aparece na imagem e o traduzir. Isso soluciona o grande desafio que viajantes enfrentavam com o app de ter que determinar a língua a ser traduzida. O resultado é então sobreposto ao texto original para preservar o contexto.

Além disso, o Google Tradutor passa a ter suporte para a tradução de mais 60 idiomas, como árabe, hindi, malaio, tailandês e vietnamita, totalizando 88 línguas compreendidas pela plataforma. Qualquer uma dessas línguas pode ser traduzida para os mais de 100 idiomas disponíveis no Google Tradutor. Com isso, pode-se, por exemplo, traduzir do árabe para o francês ou do japonês para o chinês, combinações que não eram possíveis antes.

“Por exemplo, digamos que você está viajando pela América do Sul, onde se fala português e espanhol, e encontra uma placa, mas não sabe ao certo em que idioma ela está. Em vez de tentar adivinhar, o aplicativo Google Tradutor agora pode determinar em que idioma ela se encontra e, em seguida, traduzi-la perfeitamente para o idioma de sua escolha”, informou o Google.

A qualidade do texto também foi aprimorada. Pela primeira vez, a tecnologia Tradução por Máquina Neural (NMT, na sigla em inglês) foi incorporada às traduções instantâneas com a câmera. O NMT produz textos mais precisos e naturais, reduzindo de 55% a 85% os erros de tradução.

Ainda é possível baixar a maioria dos idiomas para fazer uma tradução offline. Mas, a Google informa que, quando o aparelho está conectado à internet, as funções do Tradutor têm desempenho melhor.

A atualização da câmera do Google Tradutor está disponível para alguns usuários a partir de hoje para Android e iOS, e deve ser liberada amplamente ao longo das próximas semanas.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/camera-do-google-tradutor-pode-detectar-e-traduzir-mais-de-80-idiomas/87857