Yamaha revela scooter elétrico EC-05 que troca de baterias em estações

Ainda sem dar muitos detalhes, a Yamaha revelou seu inédito scooter EC-05. Feito para o mercado tailandês, o modelo é um esforço da fabricante para ter mais participação no segmento de motos elétricas.

O EC-05 é o primeiro projeto feito em parceria com a start-up Gogoro, especializada em scooter elétricos. O modelo utiliza tecnologia da empresa tailandesa que possui sistema de troca imediata de baterias em estações.

A ideia de baterias removíveis está no centro das ações feitas pelas fabricantes japonesas de motos para tornar os veículos elétricos mais eficazes. Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki se reuniram no desenvolvimento desta tecnologia.

Yamaha EC-05 — Foto: Yamaha/Divulgação

Harley elétrica vem por aí

Apesar do crescente investimento das principais montadoras de motos em modelo elétricos, os modelos atuais se restringem em sua maioria a pequenos scooters, como é o caso da Yamaha.

Mas a história deve mudar com o lançamento mundial da Harley-Davidson LiveWire, que vai acontecer em agosto próximo. O modelo custará a partir de US$ 30 mil e será a primeira moto elétrica da marca.

Harley-Davidson Livewire é primeiro elétrica da marca — Foto: Harley-Davidson/Divulgação

Fonte: https://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2019/06/12/yamaha-revela-scooter-eletrico-ec-05.ghtml