Google traz ao Brasil projeto que oferece Wi-Fi rápido e gratuito

Google Station já está disponível em 80 pontos de São Paulo e deve chegar a outras regiões em breve.

O Google anunciou a chegada do projeto Google Station ao Brasil. A iniciativa vai proporcionar conexão gratuita à internet por meio de hotspots Wi-Fi espalhados pelas cidades, por meio de parcerias com provedores de internet locais.

O projeto já está em vigor desde 2016: foi inicialmente aplicado na Índia, o que reforça o foco do Station em mercados em desenvolvimento. A ideia é proporcionar Wi-Fi de alta velocidade sem qualquer custo para o usuário.

O Google promete que a velocidade oferecida nos hotspots do Station será suficiente para reprodução de vídeos em alta definição sem interrupção. Durante o anúncio, no hotspot disponível para testes, a qualidade de conexão era alta o suficiente para cumprir essa promessa, mas mais testes no mundo real serão necessários para constatar com certeza.

Inicialmente, o Google revelou que já tem 80 pontos de acesso espalhados pela cidade de São Paulo. Entre os locais atendidos estão o Parque do Ibirapuera e 17 estações de trem da CPTM. Para tirar o projeto do papel, foram feitas parcerias com empresas como a Linktel, com patrocínio do banco Itaú.

O Google espera que, até 2020, “milhões de brasileiros” estejam conectados à internet por meio do Station. Apesar disso, ainda não revelou quais serão as próximas cidades a serem atendidas pelo projeto ou quantos hotspots pretende instalar no país todo até o fim do próximo ano.

A ação é parte do projeto Next Billion Users (NBU), que pretende conectar mais pessoas à internet e empoderá-las por meio do acesso à informação. Além do Brasil, o Google Station tem mais de mil pontos espalhados pelo mundo, em países como Filipinas, Índia, Indonésia, México, Nigéria, Tailândia e Vietnã.

Como utilizar o Google Station

Utilizar o serviço é fácil: basta procurar a rede “Google Station” nas estações, clicar em “Iniciar” e fornecer o número do telefone, com o DDD. Um código de verificação será enviado via SMS e deve ser inserido no campo designado. Depois, basta dar “ok” e navegar tranquilamente.

Para saber onde estão os pontos de acesso do Google Station, basta acessar o site oficial do serviço neste link (station.google.com/#map).

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/google-traz-ao-brasil-projeto-que-oferece-wi-fi-rapido-e-gratuito/86569