Windows Hello permitirá que o usuário faça login em sites sem precisar de senha

O sistema foi certificado e agora deve contar com sensores de reconhecimento de impressão digital e facial no PC para ser utilizado.

A Microsoft passou outro marco em sua busca para eliminar as senhas. A empresa ganhou agora a certificação oficial FIDO2 para o Windows Hello, o sistema de autenticação biométrica do Windows 10.

O Windows Hello oferece aos usuários do Windows 10 acesso a seus dispositivos usando sensores de reconhecimento de impressão digital ou facial no PC, além de PINs. “As pessoas não gostam de senhas porque temos que lembrá-las. Como resultado, geralmente criamos senhas fáceis de adivinhar – o que faz delas o primeiro alvo dos hackers que tentam acessar seu computador ou rede no trabalho”, diz Yogesh Mehta, gerente da equipe de criptografia, identidade e autenticação da Microsoft.

Os consumidores devem começar a ver os logotipos da FIDO Certified em novos PCs com Windows 10, e eles poderão acessar serviços online usando o Windows Hello em todos os PCs atualizados para a versão 1903, usando o padrão FIDO2.

Os usuários podem se registrar em sites ou aplicativos usando um ‘autenticador’, em vez de uma senha. Esse autenticador pode ser uma chave de segurança de hardware que o usuário conectou a um computador. Também pode ser um ID biométrico adquirido de um leitor de digitais ou sistema de reconhecimento facial presente em um PC ou smartphone. O WebAuthn foi oficialmente aprovado em março.

Os sites da Microsoft com os quais os usuários podem entrar com o Windows Hello – seja Edge, Chrome ou Firefox – incluem Outlook.com, Office 365, Skype, OneDrive, Cortana, Microsoft Edge, Xbox Live no PC, Mixer, Microsoft Store, Bing e MSN. A empresa menciona que o Microsoft Edge, baseado no Chromium, e outros navegadores Chromium (Chrome, Opera, Vivaldi), em breve, suportarão o protocolo de autenticação.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/windows-hello-permitira-que-o-usuario-faca-login-em-sites-sem-precisar-de-senha/85571