SpaceX lançará 60 satélites para oferecer internet a partir do espaço

O objetivo é conseguir internet com alta velocidade para 95% do planeta.

Elon Musk mostrou em sua conta no Twitter qual a aparência dos satélites Starlink, que a Space X deverá enviar ao espaço, na próxima quarta-feira (15/05). Esses satélites fazem parte do plano de oferecer internet a partir do espaço, enviando mais de 11.000 deles para a órbita baixa da Terra.

Os 60 satélites fazem parte de um teste que Space X precisa realizar antes de completar este processo, assim como fez com Tintin A e Tintin B, em 2018.

A corrida de internet no momento tem vários concorrentes. A Amazon tem o Projeto Kuiper, um plano para oferecer internet a partir do espaço para até 95% do planeta, e que envolve 3.226 satélites. Similarmente, a OneWeb quer lançar 900 satélites atavés de 21 lançamentos com o mesmo objetivo.

O plano de Musk, no entanto, é um pouco mais ambicioso. O número total de satélites Starlink que planeja lançar no espaço é estimado em cerca de 12.000. Como parte dos testes, a SpaceX lançará 60 satélites carregados em um foguete Falcon.

O próprio Musk reconheceu em seu perfil no Twitter que “há muitas coisas que podem dar errado nesta primeira missão”, e que mais seis lançamentos de 60 foguetes serão necessários para alcançar uma pequena cobertura de projeto, e outros 12 para alcançar uma cobertura moderada.

O projeto da SpaceX permitiria um acesso à internet de alta velocidade e com menos latência. Os satélites Starlink, conforme a própria empresa diz, oferecem um serviço de comunicação de banda larga sem fio e acesso de alta velocidade.

Para que o projeto aconteça, seria necessário colocar 4.425 satélites na órbita antes de 2024 e, depois, se juntariam a eles mais  7.500 dispositivos. A Space X parece ter o plano todo bem planejado, anunciando para FCC (Federal Communications Comission) que pretende minimizar os detritos espaciais, assim poderia colocar os Starlink em uma distância de 500 km, ao invés de 1.000km, como proposta inicial.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/spacex-lancara-60-satelites-para-testar-seu-plano-de-internet-espacial/85702