Estudante de 17 anos obtém no mesmo mês os diplomas do ensino médio e da graduação em Harvard

Um adolescente de 17 anos está prestes a se graduar em Harvard. Braxton Moral, natural de Ulysses, no estado do Kansas, obteve seu diploma de ensino médio no domingo (18). No próximo dia 30, o aluno vai receber seu diploma de graduação da Escola de Extensão de Harvard.

Moral cursou disciplinas na Universidade de Harvard enquanto ainda estava no colegial. Ele frequentou as aulas em Cambridge, Massachusetts, onde fica a faculdade, durante as férias de verão, e também fez matérias online. Agora, Moral está prestes a se tornar o primeiro estudante a obter um diploma de ensino médio de quatro anos e uma graduação em Harvard ao mesmo tempo.

Aulas à distância

Moral vai obter um diploma de Bacharel em Artes Liberais (ALB, na sigla em inglês), que é concedido pela Escola de Extensão de Harvard, uma das instituições da Universidade de Harvard que pode conceder diplomas de graduação. O programa escolhido pelo estudante é voltado para adultos que trabalham e não podem frequentar o campus em tempo integral.

O ALB é diferente do Bacharelado em Artes (BA, na sigla em inglês), que é concedido pela Faculdade de Harvard (Harvard College, em inglês), outra instituição que também compõe a Universidade de Harvard. O BA exige que o estudante faça a maior parte das disciplinas presencialmente.

Braxton Moral cursou o bacharelado em relações governamentais, além de disciplinas eletivas da graduação em letras. Seu objetivo agora é se matricular em direito, um curso que, nos Estados Unidos, é feito depois da graduação.

Quando tinha apenas 11 anos Moral começou as primeiras disciplinas online de Harvard. A primeira matéria que cursou foi sobre programação em JavaScript. A Ulysses High School, onde Moral cursou o ensino médio, também permitiu que ele participasse de algumas aulas do próprio ensino médio enquanto ainda estava no fundamental.

Moral vai receber o diploma de graduação de Harvard em 30 de maio — Foto: Sandra J. Milburn/AP

Progresso único

Carlos Moral, pai do estudante, diz que percebeu que seu filho era especial quando Braxton ainda estava na terceira série. Na época, o jovem foi aconselhado a pular a quarta série.

“Nos disseram: ‘Vocês precisam fazer algo. Ele não é apenas inteligente, ele é muito, muito inteligente'”, disse Carlos em entrevista à Associated Press.

Braxton Moral é natural do Kansas e cursou disciplinas em Harvard nas férias de verão. — Foto: Sandra J. Milburn/The Hutchinson News/AP

A professora de matemática Patsy Love foi responsável por tutelar o estudante durante o programa de Harvard. Assim, Moral pôde fazer as provas e exames de Harvard em sua cidade natal, no Kansas, onde Love aplicou as avaliações.

Julie Moral, mãe de Braxton, afirma que diversos professores e tutores ajudaram a preparar o adolescente para sua trajetória acadêmica.

“Nós estamos constantemente monitorando o progresso de Braxton para garantir que ele não fique sobrecarregado”, explica Julie. “Nenhuma conquista vale a pena se ele estiver infeliz.”

 

 

 

 

Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/21/estudante-de-17-anos-obtem-no-mesmo-mes-os-diplomas-do-ensino-medio-e-da-graduacao-em-harvard.ghtml