8 novidades do Google e do Android que estão chegando em breve

O Google anunciou nesta terça-feira, 7, uma série de novidades interessantes que começarão a chegar ao público ao longo dos próximos meses. São recursos, dispositivos e tecnologias novas vinculadas a vários dos serviços mais populares do mundo.

Veja a seguir as novidades mais interessantes anunciadas pelo Google:

Realidade aumentada na busca

Há algum tempo o Google bate na tecla da realidade virtual como um dos novos pilares da tecnologia pessoal, embora poucas aplicações de fato tenham chegado ao usuário comum. Agora, a empresa deu um novo passo para tentar popularizar a ferramenta: a partir de agora, o buscador do Google poderá exibir objetos em 3D como resultado de uma pesquisa.

Além de permitir a visualização do objeto em 3 dimensões, também será possível exibi-lo em realidade aumentada, o que permite, por exemplo, ver como uma caixa de som nova ficaria no rack da sua sala, entre outras aplicações. Obviamente, no entanto, nem tudo que você pesquisar terá um modelo 3D associado a ele.

Tradução no Google Lens

Quem já viajou para o exterior, especialmente se não estava familiarizado com o idioma do país de destino, vai gostar dessa nova função. Agora os usuários do Google Go, o aplicativo de buscas do Google feito para celulares muito baratos, pode reconhecer texto e lê-lo em voz alto e ainda por cima traduzi-lo. Tudo isso com processamento local, o que significa que não é nem mesmo necessário ter o celular conectado à internet.

Google Assistente fica mais rápido e útil

O Google divulgou a “nova geração” do Assistente, que tem como grande destaque o fato de processar comandos de voz localmente, sem precisar enviar os dados para a nuvem. Isso significa que boa parte das ações não dependem de internet e são realizadas muito mais rápido do que antes, permitindo abrir apps, alternar janelas e responder mensagens de maneira mais ágil.

A demonstração no palco foi particularmente impressionante. Em questão de 45 segundos, a apresentadora conseguiu realizar 10 ações com uma responsividade ímpar. O recurso começará a ser liberado para celulares da linha Pixel ainda neste ano

Android Q ganha modo escuro nativo

A novidade do Android mais comemorada pelos desenvolvedores presentes no palco foi a introdução de um modo escuro nativo do sistema operacional, que privilegia o preto e tons de cinza mais escuros na interface do sistema.

A novidade é bem-vinda por dois motivos. Primeiro: significa que o sistema agredirá menos os olhos à noite, quando estamos mais sensíveis à luz. Segundo: aparelhos com tela OLED se beneficiam consideravelmente de telas escuras, já que os pixels pretos podem permanecer completamente apagados, economizando bateria.

O Google diz que oferecerá uma API para que aplicativos também possam responder quando o sistema entrar em modo escuro. Assim, por exemplo, se você estiver usando o Twitter e ligar o modo escuro do Android, o app também entrará no modo escuro.

Legendas automáticas

Uma das novidades mais interessantes do Android Q é o Live Caption. A tecnologia permitirá que o sistema operacional legende em tempo real qualquer tipo de áudio que o aparelho esteja reproduzindo. Isso significa que o Android pode começar a transcrever o som de vídeos do YouTube, de Stories do Instagram, de videochamadas do WhatsApp e podcasts reproduzidos no seu agregador favorito.

A função pode ser útil tanto para quem não tem familiaridade com o idioma original do conteúdo quanto para quem tem problemas de audição. Além disso, ela não depende do volume do celular, então o aparelho pode estar completamente sem som e o áudio original será transcrito normalmente.

Nova forma de navegação do Android

Com o Android Pie, o Google começou uma transformação nos botões de navegação do sistema, que sempre foram três: “Voltar”, “Home” e “Apps Recentes”. Em 2018, o Google introduziu uma navegação com um único botão “Home” fixo, que reage de formas diferentes dependendo do gesto. O botão “Voltar”, no entanto, ainda aparecia ocasionalmente, quando o contexto de uso do aparelho exigia sua presença.

Com o Android Q, o Google quer aprofundar a mudança, com uma nova forma de navegação por gestos. Agora, nem mesmo o botão “Voltar” será exibido. Para retornar a uma tela inicial, é necessário fazer um gesto específico, movendo a barra central para a esquerda.

A nova navegação por gestos, no entanto, não está ativada como padrão. Para acessá-la, o usuário precisa mexer nas configurações do sistema e habilitá-la, então quem não a quiser pode continuar usando os três botões.

Pixel 3a

O Google bate na tecla de que precisa atingir o “próximo bilhão” de usuários, e isso significa atingir um público que não tem muito dinheiro para tecnologias caras. O Pixel 3a é uma tentativa de acessar essa fatia de mercado, o que dá esperanças para nós, brasileiros, finalmente podermos comprar um Pixel no Brasil de forma oficial.

Os aparelhos se assemelham bastante ao Pixel 3 e o Pixel 3 XL, mas contam com um processador inferior, acabamento de plástico em vez de vidro e metal, tela com resolução reduzida para 1080p. A câmera, no entanto, manteve a mesma configuração de alto padrão, e a tela ainda é AMOLED, como na versão mais cara dos aparelhos.

O Pixel 3a chega ao mercado custando US$ 400, enquanto a versão XL custará US$ 480.

Nova navegação em realidade aumentada no Google Maps

O Google já havia apresentado no passado o recurso de navegação em realidade aumentada, que permite guiar um pedestre pelas ruas usando a câmera do celular por meio de sinalização virtual. Agora, finalmente a empresa está tirando o projeto do papel, e a função será habilitada primeiro nos celulares Pixel.

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/8-novidades-do-google-e-do-android-que-estao-chegando-em-breve/85562