Universidade de Berkley encontra uma maneira de acelerar a produção das impressoras 3D. Confira o vídeo

Com essa mudança, a impressão não é feita camada por camada, e sim como um todo, de modo que o processo fica muito mais rápido.

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Berkley parece ter encontrado uma forma de acelerar a velocidade das impressões 3D. Eles desenvolveram uma técnica através de uma variação da estereolitografia com dois feixos de luz, ao invés de um.

Na esterolitografia comum, um laser é projetado sobre uma resina fotossensível, que é gradualmente solidificada. Quando ele termina de solidificar uma camada, ele passa para outra. Porém, na impressão 3D com luz é diferente. Ela utiliza duas luzes que são responsáveis por controlar em quais partes a resina dever ser endurecida e em quais deve se manter líquida, até conseguir modelar o objeto.

Com essa mudança, a impressão não é feita camada por camada, e sim como um todo, de modo que o processo fica muito mais rápido. Além disso, ela também abre a possibilidade para criação de objetos que contenham outros materiais, como uma chave de fenda.

Até agora, a lentidão tem sido um obstáculo grande para a popularização da impressão 3D. Contudo, com a impressão de luz, objetos em larga escala ganham a possibilidade de serem fabricados. Apesar da técnica ainda ter pontos para melhorar, as oportunidades para o futuro parecem infinitas.

Confira em vídeo logo abaixo de como a nova técnica funciona:

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/universidade-de-berkley-encontra-uma-maneira-de-acelerar-a-producao-das-impressoras-3d-confira-o-video/84636