Sonda InSight da NASA detectou o primeiro tremor de terra em Marte

Cientistas dizem que o abalo foi fraco, mas é uma prova que confirma a existência de atividade sísmica no solo marciano.

Depois de aterrissar em Marte em novembro passado, a sonda InSight, da NASA, (Agência Espacial dos Estados Unidos), ampliou seus equipamentos meteorológicos com a inclusão do sismógrafo SEIS, fabricado pela agência espacial da França CNES. Com o instrumento, pela primeira vez a InSight conseguiu captar um “marsquake”, tremor similar a um terremoto na Terra. O sinal sísmico foi sentido pela sonda no último dia seis e divulgado nesta terça-feira, 23, pelo Twitter oficial da missão.

De acordo com Bruce Banerdt, investigador principal do projeto da InSight, do laboratório da NASA em Pasadena, Califórnia, o “marsquake” inicia um novo campo de conhecimento e pesquisa em Marte: a sismologia marciana.

O abalo detectado foi “fraco, mas distinto”, disseram cientistas envolvidos no projeto.  Mas essa já é uma prova que confirma que ainda há atividade sísmica em Marte. Eles acrescentaram que, diferente de outros abalos que a sonda já captou, esse foi um tremor do solo vindo do interior do planeta e não devido a algum fator externo, como o vento.

Mas, em razão da fraca intensidade do tremor, os cientistas não puderam chegar a muitas conclusões sobre o interior de Marte. Por isso, eles esperam que futuros terremotos, ainda mais fortes, forneçam mais conhecimento.

Enquanto isso, a NASA e seus parceiros internacionais continuam a desenvolver o equipamento Heat and Physical Properties Package, ou HP3, conhecido como “toupeira”. Uma espécie de “martelo”, a ferramenta faz parte da InSight e foi projetada para escavar, inicialmente, até cinco metros na superfície de Marte. Com ela, cientistas esperam obter informações adicionais sobre o interior marciano.

Pouco depois de começar a perfurar o solo, há dois meses, o equipamento apresentou defeitos e o processo de escavação da InSight foi interrompido. Agora, cientistas estão investigando se a sonda atingiu uma rocha ou algum outro obstáculo que está impedindo o progresso.

Semelhança com tremores captados na Lua

Em 1969, quando o astronauta norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro homem a pisar na Lua, um sismógrafo foi implantado no satélite natural para estudar sua estrutura interna. O resultado foi surpreendente: os cientistas encontraram um mundo geologicamente muito ativo.

Os cientistas franceses da CNES, em conjunto com a NASA, descobriram que o primeiro “marsquake” detectado se parece com aqueles que ocorriam na Lua. “As primeiras leituras da InSight continuam a investigação que começou com as missões Apollo”, disse Banerdt.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/sentiu-sonda-insight-da-nasa-detectou-o-primeiro-tremor-de-terra-em-marte/85046