Softbank cria tecnologia de interação virtual entre avatares ultrarealistas

As pessoas terão seus próprios avatares 3D e poderão interagir em salas virtuais como se estivessem presentes em carne e osso.

Na exposição de realidade mista (virtual e aumentada) encerrada no início deste mês em Tóquio, a gigante de comunicações japonesa SoftBank, demonstrou uma plataforma de comunicação virtual chamada Epic Play Live, que traz uma incrível capacidade de personalização de avatares realistas.

Para tornar a tecnologia possível, a empresa associou-se à Oben, uma companhia especializada em Inteligência Artificial personalizada, à Salin, uma provedora de plataforma de realidades virtual e aumentada, e à wrnch, que captura e digitaliza os movimentos humanos.

Desse modo, surgiu o Epic Play Live: uma plataforma da Salin que permite que avatares 3D dos usuários, cujos movimentos foram capturados pela wrnch e desenhados pela Oben, interajam em uma sala virtual a quilometros de distância.

Para criar avatares em 3D, os usuários começam com uma selfie e uma gravação de voz curta em seu dispositivo móvel. Os avatares do ObEN são projetados para parecer e soar com as características individuais de cada pessoa registrada. “A realidade virtual é uma plataforma incrivelmente versátil, que pode transcender o espaço e a distância, aproximando-nos em um novo meio virtual”, disse o CEO da Oben, Nikhil Jain.

Apesar de ser direcionada para empresas em um primeiro momento, nada impede que o uso do serviço estenda-se para assuntos pessoais, como reuniões familiares ou encontros com amigos. “A tecnologia retratada em filmes, onde colegas de todo o mundo podem ter reuniões virtuais como se estivessem na mesma sala, ou amigos que saem em um clube virtual mesmo quando estão a centenas de quilômetros de distância, é o que estamos construindo com a Epic Play Live”, explicou Jain.

A plataforma do SoftBank ainda é apenas um protótipo. Porém, no futuro, a ideia é que seja normal utilizar avatares 3D no nosso dia a dia, criando uma experiência social mais dinâmica.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/softbank-cria-tecnologia-de-interacao-virtual-entre-avatares-ultrarealistas/84618

Deixe seu comentário