Como ter a carteira de trabalho digital no celular

Cada vez mais os documentos impressos estão perdendo um pouco de seu lugar, ganhando versões digitais para serem utilizados em celulares com uma série de benefícios. O seu uso é geralmente prático, sendo que na maioria dos casos, você precisará fornecer apenas dados básicos para tê-los, como o seu RG, CPF e outros dados pessoais.

Um destes documentos, por sua vez, fica para a carteira de trabalho digital, que já pode ser utilizada em celulares com o Android ou iOS, o sistema do iPhone. A seguir, veja como obter a sua carteira digital para usar no celular.

Como funciona a carteira de trabalho digital

Diferente do que ocorre com alguns outros documentos, como o título de eleitor, inicialmente a carteira de trabalho digital ainda não substitui por completo a carteira de trabalho impressa. O seu foco, ao menos por enquanto, consiste em agilizar alguns processos como o acesso a informações de qualificação civil e de contratos de trabalho.

Além destes benefícios, mais informações sobre como a carteira de trabalho digital funciona podem ser vistos no portal Emprega Brasil – Ministério do trabalho.

Como ter a carteira de trabalho digital no celular

A carteira de trabalho digital é obtida através de um aplicativo no celular, sendo que para usá-la, é necessário possui um cadastro no site do cidadão.br. Confira como fazer o processo:

  1. Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo CTPS Digital;
  2. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, prossiga com a explicação de como ele funciona;

    Reprodução

  3. Na última tela, toque em “Entrar” e, realize o login ou faça um cadastro no site “cidadao.br”. Caso tenha um cadastro e não se lembre da senha, é recomendado usar o site do “cidadao.br” no PC para redefini-la;

    Reprodução

  4. Após ter feito o login, clique em “Autorizo”.

    Reprodução

A partir deste momento, você já deve ter o acesso a sua carteira de trabalho digital. Na primeira aba do app, você verá informações como o número de seu PIS, CPF e da carteira. Já a segunda aba do aplicativo, traz informações sobre as empresas pelas quais você passou. A terceira aba, só carrega informações que foram incluídas na carteira digital, enquanto a última opção traz apenas o menu de ajuda do app.

Reprodução

Pronto! Agora, você já sabe como ter a carteira de trabalho digital em seu celular. O processo acima foi realizado com um aparelho Android, mas o processo é o mesmo para o iPhone.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/dicas_e_tutoriais/noticia/como-ter-a-carteira-de-trabalho-digital-no-celular/84581