Ainda tem um Game Boy? Então crie seu próprio jogo para o console portátil da Nintendo

Por meio do software GB Studio é possível criar games sem a necessidade em entender de programação.

O Game Boy é considerado um dos portáteis de maior sucesso (talvez o maior?) e um dos mais aclamados por todos. Ele nos trouxe alguns jogos memoráveis como “Tetris”, “Pokemón” e “Kirby’s Dream Land”. E se você ainda tem o miniconsole, já imaginou poder criar os seus próprios jogos para ele? Com um programa chamado GB Studio, criado por um desenvolvedor de Londres, será possível.

Desenvolvido por Chris Maltby, a plataforma está disponível gratuitamente para macOS, Windows e Linux. Maltby afirma que criou esse software para participar do “Bored Pixels 3”, um evento em que os participantes são desafiados a criar um jogo “pixelizado” com uma temática que se modifica. E para essa edição do evento em questão, o tema foi o Game Boy.

Após a criação de seu jogo, Chris percebeu que havia dado origem a um conjunto de ferramentas que poderia ser facilmente usada por outras pessoas. Para demostrar todo o potencial de seu software, ele criou o “Untitled GB Game”, um jogo que foi desenvolvido em apenas uma semana por meio do GB Studio.  Veja como o programa funciona:

O interessante disso é que podemos ver a complexidade do jogo criado por Maltby, e nos inspirar em modificá-lo ou construir nosso próprio projeto. Na parte visual, podemos ver como as diferentes áreas do game estão conectadas e quais ações ocorrem nelas. Ao poupar as pessoas da parte complexa de se criar um jogo (a parte de programação), ele afirma que, dessa maneira, podemos “nos concentrar em contar uma grande história”.

Além disso, o site do GB Studio possui uma seção que mostra como instalar o software, modificar as telas ou exportar a ROM (arquivo de emulação) e compartilhar com outras pessoas. Uma das vantagens do programa é que você pode testar o seu jogo já dentro do aplicativo antes de finalizá-lo, clicando no botão “Play”, que aparece no canto superior direito da interface do GB Studio.

Maltby disse que está ansioso para ver o que outras pessoas vão conseguir criar graças à sua ferramenta. Como dito, ela está disponível gratuitamente e pode ser baixada diretamente no site do projeto: www.gbstudio.dev/ (copie e cole em seu navegador).

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/ainda-tem-um-game-boy-entao-crie-seu-proprio-jogo-para-o-console-portatil-da-nintendo/85066