Abelhas-robôs na Estação Espacial Internacional. E não, não é um filme.

O projeto Astrobee, da NASA, apresenta um novo capítulo na interação entre humanos e máquinas.

Abelhas-robô no espaço? Parece coisa de filme (ruim) de ficção científica, mas não é. Em breve a novidade será lançada pela NASA, que se prepara para enviar três robôs cubo, chamados Astrobee, ao espaço. Eles se juntarão à tripulação na Estação Espacial Internacional (ISS).

Os Astrobees foram desenvolvidos no Ames Research Center, da NASA, no Vale do Silício. Os cubos robóticos flutuarão em torno da Estação Espacial Internacional e executarão tarefas rotineiras — inspeções de sistema, manutenção básica e serviço de bot de chamada.

Como um robô terrestre, o Astrobee usará equipamentos especializados para interagir com o ambiente ao seu redor. Serão seis turbinas ao longo de cada uma das superfícies — as máquinas se moverão flutuando no ambiente de baixa gravidade. O robô tem uma ponta de laser e interfaces de toque e som. Além disso, também possui uma garra especializada para manipular objetos.

No ano passado, depois de elaborar planos para o seu próprio braço articulado que se dobra em um compartimento dentro do corpo do robô, a NASA realizou um concurso de crowdsourcing para solicitar designs externos. Três vencedores foram anunciados.

As máquinas auxiliarão a equipe com a manutenção e o controle de estoque da ISS. Como tudo que envolve a estação espacial, a implantação das inovações é um teste, uma maneira de estudar a interação humana-robótica no espaço.

“Aprender como os robôs podem trabalhar melhor com os humanos nas proximidades será fundamental para explorar a Lua e outros destinos”, de acordo com uma publicação da NASA sobre a implantação.

Desde 2006, a agência espacial tem usado robôs flutuantes, chamados SPHERES, a bordo da ISS. Entre outras missões, eles ajudaram os astronautas a testar a complicada dinâmica de recuperar detritos espaciais.

Utilizando monofilamentos de kevlar (fibra sintética de aramida muito resistente e leve) e nylon, os astronautas experimentaram várias manobras. A intenção era mensurar a resposta dinâmica da corda durante o estresse e avaliar como os satélites se comportam quando puxados em diferentes ângulos.

Dois dos três robôs Astrobee estão programados para serem lançados este mês, pela Wallops Flight Facility, na Virgínia.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/abelhas-robos-na-estacao-espacial-internacional-e-nao-nao-e-um-filme/84498