Xiaomi Mi 9 consegue emular jogos do GameCube e Wii com facilidade. Confira os vídeos

Que os smartphones ficam cada vez mais poderosos, ano após ano, isso não é novidade. No entanto, o fato de não ser possível rodar jogos projetados para consoles vinha na contramão de todo esse progresso. Os consoles focados em jogos utilizam arquiteturas de processadores altamente diferentes, o que torna a emulação desses consoles em celulares uma tarefa difícil.

No entanto, o Xiaomi Mi 9, equipado com um processador Snapdragon 855 e placa gráfica Adreno 640, parece ser o primeiro aparelho a quebrar essa barreira. Usando o emulador chamado Dolphin Emulator, o smartphone conseguiu rodar games do Wii e do GameCube, ambos videogames da Nintendo, com toda a tranquilidade e sem “suar”.

O site XDAdevelopers testou no smartphone em questão, títulos lendários como The Legend of Zelda: Twilight Princess , Super Mario Sunshine , Star Wars Rogue Squadron II e The Simpsons: Hit & Run, todos do GameCube. E também Mario Kart Wii e Super Mario Galaxy, do Wii. Os resultados de desempenho foram comparados com aqueles obtidos no uso do Xiaomi Mi Mix 2S (Snapdragon 845) — ainda que ambos os modelos tenham 6GB de memória RAM e processadores com desempenho relativamente semelhante, a chave da experiência é a atualização direta no poder do chipset.

O XDA observou que nenhuma otimização foi feita nos testes — existe essa possibilidade nas configurações do Dolphin Emulator, mas as especificações pre-definidas foram mantidas. A versão mais recente de cada um dos apps foi instalada e os jogos, carregados. As experiências foram gravadas e agora você pode conferi-las.Reprodução

Ao considerarmos que o processador do Samsung Galaxy S10, Galaxy S10e e Galaxy S10 + é o Qualcomm Snapdragon 855, é razoável dizer que eles deverão ter desempenho semelhante ao Xiaomi Mi 9.  em termos de emulação dos jogos do Nintendo GameCube e Nintendo Wii. Na verdade, a maioria dos dispositivos com o chipset mais poderoso da Qualcomm deve lidar com o Dolphin Emulator de maneira parecida — as diferenças seriam causadas por ajustes na CPU / GPU, por exemplo. Mesmo que não pretenda ter um Xiaomi Mi 9, os vídeos abaixo são úteis para avaliar o desempenho de smartphones com o Snapdragon 855 — como OnePlus 7, Google Pixel 4, LG G8 ThinQ ou LG V50 ThinQ.

Xiaomi Mi Mix 2S vs. Xiaomi Mi 9 – Super Mario Sunshine

Um dos favoritos de todos os tempos do GameCube, Super Mario Sunshine é um clássico. Em algumas partes do jogo, os smartphones têm dificuldade em emulá-lo. A tentativa de ir ao mapa pode causar uma quantidade incrível de atraso. Dê uma olhada no Xiaomi Mi Mix 2S (Qualcomm Snapdragon 845). Tenha em mente que Super Mario Sunshine rodado nos testes demonstra as melhorias mais sutis no desempenho da emulação.

Agora, compare com o modo como o Xiaomi Mi 9 (Qualcomm Snapdragon 855) suporta o mesmo game.

As diferenças de Super Mario Sunshine em ambos os aparelhos ão sutis — o que não significa imperceptíveis. O áudio falha bem menos no Xiaomi Mi 9 e o mapa abre muito mais rápido. Se você acha que isso não é uma melhora grande o suficiente, confira o jogo abaixo.

Xiaomi Mi Mix 2S vs. Xiaomi Mi 9 – The Legend of Zelda: Twilight Princess

O Legend of Zelda: Twilight Princess é um desafio para os smartphones Android. O jogo é muito pesado, o que torna sua emulação complexa. Confira como o Snapdragon 845 lida com ele. Adiantamos que é possível jogar, mas existem atrasos, o áudio é comprometido e os tempos de carregamento podem ser longos. Abaixo, o game rodando no Xiaomi Mi Mix 2S.

Agora, compare com o desempenho do Snapdragon 855. Você pode notar a diferença especificamente em Ordon Village.

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/xiaomi-mi-9-consegue-emular-jogos-do-gamecube-e-wii-com-facilidade-confira-os-videos/83550