Nvidia desenvolve software de Inteligência Artificial que transforma rabiscos em paisagens realistas

Que a Inteligência Artificial será parte fundamental das nossas ações no futuro não há dúvida. E nessa evolução, a multinacional americana Nvidia acaba de anunciar um software que transforma rabiscos em paisagens realistas. A nova tecnologia – ainda em estágio de protótipo – será determinante para artistas e é um exemplo do que a IA pode oferecer para facilitar o trabalho deles.

Usando um tipo de modelo de IA conhecido como generative adversarial network (algo como “rede adversarial generativa, em tradução livre ou GAN), o software oferece o que a Nvidia chama de “pincel inteligente”. Isso significa que o usuário pode fazer um esboço básico de uma cena e depois preenchê-lo com texturas naturais como grama, nuvens, florestas ou rochas.

Apesar não ser algo tão inovador, essa ferramenta é um exemplo mais refinado de como o software pode funcionar. O Google já possui uma opção parecida, que transforma rabiscos em clipart, mas não é uma versão tão completa do que é possível fazer. Por outro lado, a tecnologia da Nvidia cria paisagens via IA instantaneamente e é surpreendentemente intuitiva.

Por outro lado, tecnologia não pode pintar exatamente qualquer textura que a pessoa imagina e a sua desenvolvedora optou por exibir imagens com os quais o software lida particularmente bem. Imagens simples, como água ou árvores são recriadas com perfeição, mas prédios e itens mais complexos já não têm um desempenho tão bom.

A Nvidia ainda não disse se tem planos para transformar o software em um produto real, mas sugere que ferramentas como essa poderiam ajudar “a todos, desde arquitetos e planejadores urbanos a paisagistas e desenvolvedores de jogos” no futuro.

Confira o vídeo:

 

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/games-e-consoles/noticia/nvidia-desenvolve-software-de-inteligencia-artificial-que-transforma-rabiscos-em-paisagens-realistas/83838