NASA considera uso de foguete comercial para levar cápsula ao espaço

A NASA planeja lançar a cápsula Orion ao espaço — mais especificamente, ao redor da Lua — no ano que vem. O lançamento seria feito com o auxílio de um foguete comercial em vez de seu futuro Sistema de Lançamento Espacial (SLS).

Jim Bridestine, administrador da NASA, disse que a agência precisa manter o compromisso de enviar a cápsula até o próximo ano. Uma maneira de fazer isso mais rapidamente seria usar um foguete, já que o SLS ainda não está pronto. “Precisamos considerar, como agência, todas as opções para alcançar esse objetivo. Uma das alternativas é lançar a Orion em um foguete comercial”, diz.

A viagem planejada pela NASA teria duração de três semanas em uma ação chamada de Missão de Exploração 1. O voo deveria ser a estreia do SLS, que está em desenvolvimento há uma década e será o foguete mais poderoso quando estiver pronto. Porém, sua data de conclusão tem sido adiada há tempos em razão de problemas técnicos.

Para evitar mais atrasos, a NASA pretende enviar a cápsula em outro foguete, mas observa que não existe hoje uma opção comercial com potência suficiente para carregar a Orion, seu suporte de energia (o European Service Module) e um foguete motor até a Lua. A agência considera fazer o lançamento em duas etapas: primeiramente enviaria a Orion e seu módulo de energia, e, depois, lançaria o foguete motor, que se encaixaria nos outros dois para completar a missão.

Não foram mencionados quais foguetes são considerados para o trabalho. Atualmente, existem dois modelos nos EUA que podem lançar cargas grandes em órbita: o Falcon Heavy, da SpaceX, e o Delta IV Heavy, da United Launch Alliance.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/nasa-considera-uso-de-foguete-comercial-para-levar-capsula-ao-espaco/83681