Carro autônomo que usa a rede 5G já está em testes na Nova Zelândia

Com a 5ª geração de Internet, o potencial para transportes que não precisam de um condutor se amplia

As ruas de Auckland, capital da Nova Zelândia, serviram de palco para os testes de um veículo autônomo conectado ao 5G. Os testes são uma colaboração entre a Spark NZ e a Ohmio Automotion, e estão sendo realizados em uma área controlada do Wynyard Quarter Innovation Precinct. Os planos do país são de cada vez mais testar os recursos técnicos do 5G e aprimorar produtos e experiências, começando pelos carros autônomos.

Usando a rede 5G pré-comercial da Spark, o veículo funciona sem motorista e pode ser controlado por tablets. O carro foi controlado via 5G em torno de um loop programado de sete minutos, a uma velocidade máxima de 7 km/h, embora seja capaz de 25 km/h. Um painel no veículo fornece informações sobre como e o que o carro está monitorando em tempo real.

Esse não é o primeiro meio de transporte capaz de usar o 5G para se locomover, e a Ohmio também vem testando um ônibus autônomo no aeroporto de Christchurch, que usa a rede da Spark. Os testes ainda podem ser expandidos para campos universitários, aeroportos e hospitais em toda Nova Zelândia.

O chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Ohmio, Mahmood Hikmet, apontou que “uma rede 5G pode ser até 100 vezes mais rápida do que a 4G, o que libera o verdadeiro potencial para a condução autônoma, já que as mensagens precisam ser transmitidas e as decisões tomadas em tempo real”.

Já a Spark afirmou que ao o Gabinete de Segurança das Comunicações do Governo da Nova Zelândia (GCSB) que tem a intenção de usar o equipamento da Huawei para acessar as redes 5G no país. Esse comunicado resposta acabou atrapalhando os planos da empresa, que agora espera uma decisão preliminar sobre o uso destes materiais. Entretanto, um porta-voz da empresa afirmou que isso não afeta cronograma da companhia, que pretende lançar até 1° de julho de 2020 seu novo projeto.

 

 

 

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/carro-autonomo-5g-e-testado-pela-spark-na-nova-zelandia/83619